Agosto é um mês especialmente dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno, com a campanha Agosto Dourado. E a Unimed Londrina se destaca pelo seu Programa Materno-Infantil, que visa oferecer apoio às mães durante as fases da gestação e amamentação, esclarecendo dúvidas e dando orientações, além de incentivar e promover a prática do aleitamento materno ao longo do ano todo.
O Programa Materno-Infantil da Unimed Londrina
O Programa Materno-Infantil prepara casais para a chegada do bebê com os Cursos de Gestantes, além de oferecer Oficinas de atualização para os avós, que são considerados a maior rede de apoio dos pais. Além disso, o Serviço de Aleitamento Materno se destaca pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento após o nascimento do bebê.
Sabemos que muitos fatores contribuem para que a amamentação seja interrompida e muitas dificuldades podem ser resolvidos com orientação adequada.
Uma das principais ações do Serviço de Aleitamento Materno é a consulta presencial individualizada, sendo a mãe atendida por uma enfermeira especialista. A profissional avalia:
- Orientação de pega;
- Posicionamento do bebê;
- Ordenha, estocagem e oferta de leite;
- Relactação / translactação;
- Ingurgitamento, fissuras, dores;
- Laserterapia.
A importância do aleitamento materno e suas vantagens
O leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês, sendo fundamental para o seu desenvolvimento saudável. Além de fornecer todos os nutrientes necessários para o crescimento da criança, o leite materno protege contra várias doenças, como infecções e alergias.
Para a mãe, o aleitamento materno também traz uma série de benefícios, como:
- Redução do risco de câncer de mama, útero e ovário;
- Acelera o retorno do útero ao tamanho normal, após o parto;
- Ajuda na recuperação do peso pré-gestacional;
- Fortalecimento do vínculo afetivo com o bebê;
- É sustentável e sem custo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, podendo se estender até 2 anos ou mais.
Campanha em prol ao Banco de Leite de Londrina: uma parceria de sucesso
Além do incentivo à doação de leite, a Unimed Londrina mantém uma parceria desde 2003 com o Banco de Leite Humano de Londrina. São realizadas campanhas para arrecadação de frascos de vidro, tampas plásticas e caixas térmicas. Esses itens são essenciais para o armazenamento e transporte seguro do leite materno.
As mães que possuem leite excedente são incentivadas a doar, pois essa prática não só ajuda a alimentar bebês em situações de risco, como também contribui para a sustentabilidade das doações de leite.
Como doar leite materno?
A doação de leite materno é um ato de solidariedade e cuidado, e é fundamental para garantir que bebês hospitalizados e prematuros recebam o melhor alimento. Se você deseja se tornar uma doadora, entre em contato com o Banco de Leite Humano de Londrina pelo telefone (43) 3371-2629 para obter mais informações.
Conte com a Unimed Londrina!
A Unimed Londrina, por meio de seu Programa Materno-Infantil, está comprometida em apoiar as mães no processo da gestação e amamentação, oferecendo toda a orientação necessária para garantir segurança e conforto com a chegada do bebê.
No Agosto Dourado, mês dedicado à promoção e proteção ao aleitamento materno, a Unimed Londrina reforça a importância dessa prática para a saúde da mãe e bebê. Se você tem dúvidas sobre o Programa, entre em contato conosco!
O Centro de Promoção da Saúde se localiza na Av. Santos Dumont, 860. Telefone: (43) 3375-6016