Loading…
teste

Qual é a relação entre a saúde mental e as doenças cardiovasculares?

O nosso corpo é uma "máquina" perfeita. Como tal, possui todas as suas "engrenagens" interligadas. 

Por exemplo, todos sabem que fortes emoções podem gerar palpitações, falta de ar e mal-estar. No geral, esses sinais passam assim que a situação se acalma. Mas e a longo prazo? Você sabe como a falta de cuidado com a sua saúde mental pode desencadear sérios problemas do coração? 

Neste texto, vamos te explicar como o coração é afetado pelo que sentimos e pensamos. 

Doenças cardíacas e a saúde mental

Quando o assunto são as ligações entre a saúde mental e do coração, vale o ditado: "Coração quente, cabeça fria". 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo: mais pessoas morrem anualmente por essas enfermidades do que por qualquer outra causa. 

A maioria dessas mortes poderiam ser evitadas por meio de mudança de comportamentos de risco – não fumar, ter uma dieta saudável, manter-se dentro do peso recomendado, praticar pelo menos os 150 minutos semanais de atividade física, ter uma boa noite de sono e ter cuidado na ingestão alcoólica.

Pessoas com doenças cardiovasculares também têm mais chances de desenvolver transtornos mentais como depressão e ansiedade. Por isso, sintomas como apatia, insônia exagerada e falta de apetite não devem ser ignorados por pessoas próximas. É muito importante ficar atento e buscar ajuda imediatamente. 

O contrário também é verdadeiro, pois o Brasil é considerado o país mais ansioso e estressado da América Latina. De acordo com a OMS, nos últimos dez anos, o número de pessoas com depressão aumentou 18,4%. 

Pessoas que apresentam transtornos mentais estão mais propensas a desenvolverem problemas no coração. Esse quadro pode ser explicado pela constante variação de humor, situações de estresse e desregulação hormonal. 

Conheça mais da Unimed Londrina 

A Unimed Londrina é uma cooperativa de trabalho médico que oferece assistência na área da saúde, atuando em Londrina e em outras 28 cidades do norte paranaense.

Oferecemos para os nossos clientes, por meio da Clínica Multiprofissional, atendimento especializado nas áreas de Psicologia Clínica, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional.E, pela Unimed Saúde, atividades administradas por profissionais qualificados que garantem um cuidado integral com a saúde física e emocional dos nossos clientes.

Para casos de hipertensão arterial, temos o programa de Acompanhamento de Doenças Crônicas, com consultas com enfermeiras, grupos educativos, especiais de apoio e também atividade física. Para fazer a sua inscrição, clique aqui.