Loading…
teste

Outubro Rosa Unimed Londrina: escolha curtir a vida

Durante o mês de outubro, a sociedade discute e fica alerta sobre as formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Além dessa conscientização, o movimento joga luz também em um importante tópico sobre a saúde feminina: o autocuidado.

Afinal, cuidar da saúde é uma atitude que deve perdurar durante o ano inteiro. Estender as ações do Outubro Rosa para todos os meses do calendário é um dever de todos.

Na luta por saúde e qualidade de vida, o autocuidado e a atenção são nossos melhores amigos.

E escolher curtir a vida é seguir os seus próprios padrões, fazer seu estilo único e ter liberdade para tomar as suas atitudes. Fazer o bem para si. É essa a mensagem que a Unimed Londrina quer passar para você neste Outubro Rosa.

Claro que, além disso, é necessário tomar algumas medidas específicas para prevenir o câncer de mama.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 65 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama no Brasil. O câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo inteiro.

Apesar desses números, se no momento do diagnóstico o tumor estiver no estágio inicial, as chances de cura chegam até a 95% segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

É um dado animador e que incentiva as mulheres a se cuidarem realizando os procedimentos necessários para evitar o avanço da doença.

O melhor exame para o diagnóstico precoce é a mamografia de rastreamento, que deve ser realizada a cada dois anos em todas as mulheres com idade entre 50 e 69 anos. O autoexame pode ser realizado, mas ele consegue detectar apenas nódulos maiores que 2 cm, portanto o exame mais acurado é de fato a mamografia.

As mulheres devem se alertar para hábitos que ajudam na prevenção da doença:

- Não fumar;

- Manter uma alimentação saudável, rica em vitaminas, minerais e proteínas;

- Praticar atividades físicas regularmente;

- Se puder, amamentar;

- Ter acompanhamento regular com o ginecologista;

- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;

- Evitar comer carne processada;

-  Não engordar;

- Fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos ou seguindo a orientação médica se tiver idade entre 25 e 64 anos;

- Vacinar as meninas de 9 a 14 anos contra o HPV.

O câncer de mama tem seu diagnóstico feito somente por especialistas. Por isso, caso apresente algum sintoma, SEMPRE procure um médico e mantenha em dia suas consultas de prevenção.

Vamos juntos informar, discutir e ficar atentos aos sinais. É preciso conhecer o corpo e conversar sobre o assunto para levar informações a todos.

Não se esqueça que o caminho mais curto para isso é a prevenção e o autocuidado. Sempre é tempo de se prevenir. A Unimed Londrina está com você nesta batalha.