Loading…
teste

A importância do rastreio de câncer em homens e mulheres

Câncer é um termo que muitas vezes traz preocupação e medo, mas é importante lembrar que o rastreio médico pode fazer diferença na identificação de possíveis casos e na qualidade de vida do paciente. Homens e mulheres precisam ter a prevenção como aliada para uma vida saudável.

Entre os tipos de câncer que mais afetam mulheres estão o de mama e de colo de útero, e entre os homens, o de próstata e de intestino. Manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios regularmente e realizar consultas médicas de rotina são formas essenciais de prevenção.

Evitar a exposição a toxinas ambientais, não fumar, limitar o consumo de álcool e manter o peso adequado também são medidas importantes. Pessoas com histórico familiar da doença, em todos os seus tipos, necessitam de uma atenção especial e devem começar o rastreio mais cedo.

O exame de mamografia tem a função principal de detectar o câncer de mama ainda em fase inicial. A probabilidade de se ter sucesso no tratamento quando o câncer de mama é identificado precocemente passa de 90%. O exame de mamografia detecta lesões milimétricas, que não são facilmente identificadas por meio de exame de toque das mamas. Toda mulher com idade entre 50 e 69 anos deve realizar uma mamografia a cada dois anos, se a primeira realizada teve resultado normal.

Já o câncer de colo de útero é o terceiro mais frequente na população feminina brasileira. Toda mulher com idade entre 25 e 64 anos deve fazer a citologia oncótica a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos normais. O diagnóstico precoce é a única maneira de conseguir realizar o tratamento na fase inicial da doença e alcançar ótimos resultados.

Infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano), tabagismo, início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros sexuais são fatores de risco para o câncer de colo de útero. A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, implementada pelo Ministério da Saúde no calendário vacinal para meninas e para meninos.

Para os homens, o rastreio do câncer de próstata geralmente começa aos 50 anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia. Pessoas com histórico familiar deste câncer, especialmente em parentes de primeiro grau, a recomendação é que iniciem o rastreio precocemente. O médico urologista irá determinar o melhor método para o rastreio, que pode ser feito por exames de sangue para verificar o PSA (Antígeno Prostático Específico) ou o toque retal.

Além disso, a visita ao urologista é importante para monitorar outras doenças comuns entre os homens, como hiperplasia prostática benigna, cálculos renais, perda involuntária de urina, disfunção erétil, entre outras.

São fatores de risco a idade avançada, histórico familiar, raça (afrodescendentes têm maior risco), e dieta rica em carnes e gorduras animais.

Tanto em homens como para mulheres, o câncer de intestino (colorretal) é o segundo tipo de câncer mais comum. A partir dos 50 anos é recomendado que sejam feitos exames para prevenção. A retossigmoidoscopia, a colonoscopia e testes de fezes são exames que podem detectar pólipos ou câncer colorretal em estágios iniciais, tornando o tratamento mais eficaz.

O seu médico é o profissional que irá solicitar o rastreio mais adequado em seu caso. Tenha um médico de confiança e siga as orientações dele. Seja homem ou mulher, o cuidado preventivo é um ato de amor próprio que pode salvar vidas e proporcionar bem-estar a longo prazo.

A Unimed Londrina conta com o programa de Rastreio Organizado de Câncer, com o objetivo de auxiliar os clientes com orientações para o diagnóstico precoce. Entre em contato pelo telefone (43) 99161-0824 para esclarecer suas dúvidas e receber mais informações.