Loading…
teste

Gestação e amamentação: a base de tudo

Os cuidados com um bebê começam antes mesmo de seu nascimento. O pré-natal é um dos procedimentos essenciais para garantir que tudo saia como planejado durante o processo de gestação. Isso porque todos os processos exigidos neste período têm o objetivo de prevenir e detectar precocemente doenças tanto maternas quanto fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.

Abaixo, separamos algumas vantagens do pré-natal:

– Identificar doenças que já estavam presentes no organismo e que evoluíram de forma silenciosa, como a hipertensão arterial, diabetes, doenças do coração, anemias, sífilis etc.;

– Detectar problemas fetais, como malformações. Algumas delas, em fases iniciais, permitem o tratamento intrauterino, que proporciona ao recém-nascido uma vida normal;

– Avaliar aspectos relativos à placenta, possibilitando tratamento adequado;

– Identificar precocemente a pré-eclâmpsia, que se caracteriza pela elevação da pressão arterial, comprometendo a função renal e cerebral.

Por isso, não deixe de lado essa fase que, além de tudo, pode ser um ótimo momento de troca de informações e experiências entre profissionais e gestantes.

A importância da amamentação

Além do pré-natal, amamentar é também um dos grandes desafios do pós-parto.

O leite materno é considerado o “alimento perfeito” para os primeiros anos de vida do seu bebê. Seja pela sua composição (proteínas, cálcio, ferro, gorduras boas e vitaminas) em quantidade ideal para o desenvolvimento da criança ou por sua característica de se “adaptar” conforme a necessidade do organismo.

Por isso, a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais.

 

Quais são os benefícios do leite materno?

Os principais benefícios do leite materno para o bebê são:

- Fortalece o sistema imunológico;

- Evita diarreias constantes;

- Evita infecção respiratória;

- Diminui o risco do desenvolvimento de alergias;

- Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e até diabetes na idade adulta;

- Reduz a chance de obesidade;

- Proporciona melhor nutrição;

- Tem efeito positivo no desenvolvimento da inteligência.

Justamente por conta dessa importância, é fundamental estimular tanto a amamentação como a doação de leite materno. Dessa forma, garantimos que todos os bebês tenham acesso a esse alimento tão essencial.

Toda mãe lactante saudável pode realizar a doação de leite. Basta não tomar nenhum medicamento que altere a composição.

Procure o banco de leite da sua cidade e, caso possa, não deixe de doar.

Unimed Londrina

A Unimed Londrina oferece programas para te ajudar a passar por esse e outros desafios na criação do seu bebê, como o curso para gestantes e o programa de aleitamento materno.

O curso para gestantes tem o objetivo de incentivar um pré-natal completo e todos os cuidados que resultem em uma gestação tranquila, saudável e com mais qualidade de vida.

Já o programa de aleitamento materno é uma continuidade dos trabalhos realizados durante a gravidez, atendendo às mães individualmente e instruindo sobre ordenha, prática e manejo do aleitamento materno.

Os programas são oferecidos pela equipe multidisciplinar da Unimed Saúde e ajudam a sanar dúvidas, minimizar ansiedades e a se preparar para receber o bebê da melhor forma possível.

Para participar, não é necessário encaminhamento médico, basta ser cliente da Unimed Londrina e possuir o opcional obstétrico no plano. Inscreva-se acessando o link abaixo ou ligando para o número (43) 3375-6016.

 

Faça sua inscrição apertando aqui!