Loading…
teste

Mitos e verdades sobre alguns alimentos polêmicos

Não saber realmente os benefícios ou malefícios dos alimentos acaba gerando muita confusão

Muitos alimentos se tornaram vilões nas dietas de algumas pessoas, sendo considerados nocivos à saúde, apesar de muitas vezes serem benéficos. É aí que surgem os mitos e verdades, afirmações que ninguém sabe realmente se são verdadeiras ou falsas e que acabam gerando muita confusão na hora de preparar a alimentação.

Pensando nisso, separamos neste post mitos e verdades sobre alguns alimentos polêmicos, que são: ovo, café, chocolate, maionese e leite. Fique atento para você se livrar de uma vez por todas de algumas dúvidas!

O ovo aumenta o colesterol?

MITO! Na verdade, os alimentos que são fontes de colesterol não aumentam o colesterol sanguíneo. O responsável por esse aumento é o consumo exagerado de gordura saturada. Cerca de 70% do colesterol é fabricado pelo próprio corpo e o restante, cerca de 30%, vem da alimentação. O colesterol, quando equilibrado, é essencial para o nosso organismo.

Vale ressaltar, porém, que a quantidade de consumo do ovo deve ser sem excessos e seguir os objetivos do indivíduo, bem como a sua história clínica. É importante também manter uma alimentação adequada para evitar consumir tanta gordura saturada.

O café melhora a dor de cabeça?

VERDADE! O café tem ação analgésica e pode contribuir para o alívio da dor de cabeça, porque a cafeína contém propriedades vasoconstritoras (que diminuem o calibre dos vasos sanguíneos). Desta maneira, é possível amenizar a dor com a bebida. Alguns medicamentos utilizados para aliviar a dor de cabeça possuem cafeína na fórmula. Contudo, vale lembrar que tudo deve ser consumido com moderação.

">

O chocolate causa acne?

MITO! Não há nenhum estudo que comprove que o alimento cause espinhas. A aparecimento da acne está relacionada principalmente à fatores hormonais, genéticos e também emocionais. O que realmente acontece, é que alimentos que possuem alto índice glicêmico (que mede a velocidade em que o carboidrato do alimento alcança a corrente sanguínea e altera o nível de açúcar no sangue) pioram a situação das espinhas. Por isso, é importante controlar o consumo de chocolates com esse índice elevado, preferindo os amargos, com maior quantidade de cacau e menor quantidade de gordura.

A maionese possui gorduras boas?

VERDADE! Apesar de muitas pessoas acharem o contrário, a maionese contém gorduras boas, por ser um produto que provém do óleo vegetal. Assim, o alimento é fonte de ácidos graxos insaturados como também ômegas 3 e 6, essenciais para o funcionamento do organismo. O medo da maionese pode vir da versão que é feita em casa, que para o preparo leva mais gorduras. Lembre-se de que o consumo deve ser moderado. Nada de exageros!  

O leite causa pedra nos rins?

MITO! O consumo de leite não causa pedra nos rins, pois quando há excesso de cálcio no corpo, ele é eliminado pela urina. O ideal, é tomar uma xícara de leite por dia. O que realmente ocasiona a pedra nos rins é uma substância chamada oxalato, que encontra-se presente em refrigerantes à base de cola e outros alimentos como chocolate, figo, pimenta, etc. Essa substância se mistura ao cálcio resultando no oxalato de cálcio, responsável por mais de 50% dos casos.

É importante destacar que o acompanhamento de um nutricionista é fundamental para que demais dúvidas possam ser solucionadas da melhor maneira. Além disso, cada organismo responde de formas diferentes e, por mais esse motivo, o acompanhamento com um profissional é tão importante.

Gostou do texto? Não se esqueça de deixar a sua opinião nos comentários!

Leia também: 5 sinais que indicam que a menopausa está chegando


Comentários


Tags

  • Foco na Alimentação