Loading…
teste

Comprometida com as boas práticas de governança, Cooperativa estrutura Compliance

A Unimed Londrina conta agora com um Comitê de Compliance. A implantação desta iniciativa tem como objetivo instituir o Compliance na Singular por meio da padronização dos processos alinhados às políticas internas e demais legislações, além do acompanhamento constante de ações que assegurem as boas práticas, promovendo, assim, a integridade corporativa.

"Ao instituir o Compliance, a Unimed Londrina reitera o compromisso de manter a qualidade e responsabilidade nos processos de Governança, adotando práticas presentes em normativas e legislações vigentes", justifica a gerente de Sustentabilidade e coordenadora do Compliance, Fabianne Piojetti.

O grupo é formado por nove membros titulares, sendo uma gerente no papel de coordenadora e que está diretamente subordinada ao Comitê Gestor, uma gerente no cargo de secretária e representante da superintendência Administrativo-Financeira, três gerentes das superintendências Desenvolvimento e Mercado, Provimento de Saúde e Recursos Próprios, uma Ouvidora na vice-coordenação, um advogado da assessoria jurídica, um membro da Diretoria e outro do Conselho Fiscal da Cooperativa.

As novas versões do Código de Conduta e do Canal de Relatos, lançadas em fevereiro deste ano, fazem parte das atividades referentes ao Compliance."O primeiro reúne as diretrizes que norteiam as práticas organizacionais dos públicos de interface, como colaboradores, cooperados, secretárias, prestadores e clientes", relembra Fabianne. "Já o segundo é uma plataforma para registro de relatos que não estão em conformidades com o código ou demais políticas da cooperativa e que precisam ser analisados ou melhorados, seguindo as boas práticas de governança", complementa a coordenadora.

Os relatos recebidos pelo canal são tratados internamente por quatro integrantes do Subcomitê de Conduta, composto pela gerente de Sustentabilidade, Ouvidora, gerente do Apoio Administrativo e assessor jurídico da Unimed Londrina.

É importante ressaltar que, caso um relato envolva um membro do subcomitê, há um protocolo para que este membro seja afastado até a conclusão da análise. “A própria plataforma tem um filtro que identifica esse membro no relato, para que, desde o início do recebimento do registro, este integrante não fica sabendo. Então, o relato é encaminhado diretamente para o representante da Diretoria que integra o Comitê do Compliance”, explica Fabianne. Lembrando que, se isso acontecesse hoje, o relato seria enviado para o Dr. Antonio Carlos Valezi, e não para os integrantes do subcomitê.

O processo de Auditoria Interna também integra as ações do Compliance. "Sua responsabilidade é analisar e propor melhorias nos processos, com auxílio de uma consultoria externa", explica a gerente.

Site

No site da Cooperativa, o Compliance ganhou uma página própria reunindo os principais documentos e informações dos processos que asseguram a excelência na organização. Para acessar, clique em “A Unimed”, depois “Compliance” que fica no fim da página.