O DOM é um serviço de atendimento domiciliar da Unimed Londrina com esclarecimento de dúvidas por telefone e suporte nas demais intercorrências.
O serviço realiza atendimentos para os pacientes que estão em tratamento da Covid-19, como visitas dos técnicos de enfermagem para avaliação, acompanhamento e administração de medicamentos conforme solicitação médica, orientações por telefone, agendamento de exames laboratoriais, administração de medicações endovenosa (antibióticos, corticoides, analgésicos) e medicação subcutânea (como os anticoagulantes, conforme protocolo do Ministério da Saúde, sendo fornecidos somente durante o tratamento endovenoso e enquanto estiver com medicação endovenosa).
O atendimento domiciliar também oferece concentrador de oxigênio, com base na orientação médica e avaliação da equipe, conforme a necessidade do paciente.
Em caso de dúvidas ou piora do quadro, o paciente pode contatar o DOM e receber orientações pelo telefone 99942-0433. Nas áreas urbanas de Londrina, Cambé e Ibiporã, a equipe do SOS também está disponível para casos de urgência ou emergência. Para isso, ligue 0800-1234-777.
Sinais de alarme da Covid-19
Para um tratamento mais assertivo contra a Covid-19, o paciente ou o familiar deve ficar atendo a alguns sinais de alerta:
- Saturação de O2 menor ou igual a 93% em ar ambiente aferida repetida vezes em momentos alternados;
- Saturação em gestantes menor ou igual a 95% em ar ambiente aferida repetida vezes em momentos alternados;
- Dificuldade para respirar (falta de ar);
- Temperatura maior ou igual a 37,8º por mais de 7 dias;
- Sonolência constante;
- Incapacidade de comer ou beber e se locomover;
- Dor ou pressão no peito.
Caso um dos sinais seja identificado, o paciente ou familiar deve contatar o DOM no telefone 99942-0433.
O DOM tem protocolos internos baseados no Ministério da Saúde e OMS (Organização Mundial da Saúde) para realizar seus atendimentos.