Loading…
teste

Gravidez e atividade física podem andar juntas?

Descubra se a prática de exercícios é realmente importante neste período

A descoberta de uma gravidez vem recheada de muitas dúvidas. Entre as mães de primeira viagem uma pergunta muito frequente é: posso fazer atividade física durante a gestação? A resposta é: sim, você pode, gravidez e atividade física andam sim juntas. Aliás, a prática de exercícios na gravidez não só é permitida, como também recomendada pelos profissionais de saúde. Isso porque eles previnem doenças que podem ser perigosas tanto para a mãe como para o bebê.

Benefícios

A atividade física traz inúmeros benefícios para todas as pessoas e não é novidade que sua prática é positiva. Incluí-la na rotina durante a gestação não é diferente. Para as futuras mamães, o exercício é capaz de diminuir as chances de engordar excessivamente, bem como desenvolver doenças que colocam em risco a mãe e a criança, a exemplo do diabetes gestacional e da pré-eclâmpsia. Entre outros benefícios, está a prevenção de dores nas costas, da incontinência urinária e da flacidez na região da pelve, comuns após o nascimento do bebê. O momento final da gestação também é beneficiado, já que a atividade auxilia na hora do parto normal, facilitando a saída do bebê.

Atividades indicadas

Ainda que o mais indicado seja começar antes de engravidar, a maioria das mulheres podem iniciar uma atividade física após descobrirem a gravidez, mesmo as que estavam sedentárias. Se o problema é tempo ou dinheiro para ir à academia, o indicado é fazer uma caminhada leve diariamente, o exercício aeróbico já ajuda no condicionamento físico e previne o ganho de peso excessivo. Veja outros exercícios que trazem benefícios às gestantes:

Ioga

As queixas de dores na coluna durante a gestação são comuns. Por isso, a Ioga é uma prática perfeita para as grávidas. Ela fortalece a musculatura abdominal e melhora a postura, minimizando as dores nas costas. Além disso, a prática é relaxante e alivia a ansiedade para o momento do parto.

Musculação

Apesar de ser um pouco polêmica na gravidez, a musculação não é proibida, mas é importante dosar a carga, sendo fundamental a autorização de um médico e o acompanhamento de um profissional de educação física para a prática. A atividade deve ser moldada para cada gestante levando em conta seu condicionamento físico e seu tempo de gestação. Se bem orientada, ela fortalece a musculatura do abdômen e contribui para um parto mais tranquilo, além de diminuir as chances da mulher ter incontinência urinária após a gravidez.

Hidroginástica

A atividade dentro da água trabalha todo o corpo e com baixo impacto. A água auxilia na diminuição do inchaço e das dores, relaxando o corpo. Existem aulas específicas para grávidas, o que garante uma atividade eficaz e que beneficia o bebê.

Alongamento

Essa é uma prática que relaxa e melhora as dores que podem surgir na gestação. O alongamento também beneficia a respiração e alivia o inchaço, já que contribui para a circulação sanguínea. Essa atividade é ótima para os primeiros três meses da gravidez, fase em que a mulher deve ter cautela.

Todas podem?

É preciso seguir a indicação do médico, mas a maioria das grávidas estão liberadas para praticar atividade física. A limitação acontece, porém está mais relacionada aos riscos que podem surgir na gravidez. Se a mulher sofreu um descolamento da placenta ou já teve um parto prematuro, por exemplo, o melhor é evitar a atividade física. Outras situações em que não recomenda-se a atividade física estão relacionadas a complicações cardíacas ou pulmonares da grávida, problemas na tireóide não controlados e pressão alta. No entanto, cada caso recebe uma recomendação e o médico é quem deve determinar se a futura mãe está apta ou não para manter uma rotina de atividade física durante a gestação.

Quais os cuidados?

O mais recomendado é evitar as atividades de impacto. A corrida, por exemplo, pode prejudicar a gestação já que o aumento de peso tende a sobrecarregar algumas regiões do corpo. Se a mulher está acostumada com a prática da corrida, vale trocar por outra semelhante que não cause impacto, como os exercícios feitos no elíptico. O profissional de educação física também é um aliado para evitar qualquer lesão ou problema, ele saberá indicar as atividades mais benéficas, acompanhando a evolução da gestação. Contudo, é importante sempre ter cuidado. Se durante os exercícios a grávida sentir alguma mudança no seu estado normal, como uma sangramento, tontura, dores ou cansaço além do habitual, deve-se interromper a atividade e buscar um médico.

Você é gestante e pratica uma atividade física? Conte aqui sua experiência!

Leia também: Hidratação no verão: o que você precisa saber