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5 alimentos energéticos que aumentam a disposição

Eles são excelentes para dar um gás na nossa energia e aumentar a disposição

“Você é o que você come”. Sem dúvida, você já ouviu essa frase e ela é a mais pura verdade. Nosso corpo precisa de nutrientes, os quais são obtidos por meio da alimentação. O que consumimos ajuda em todas as funções do organismo, além de auxiliar na prevenção e recuperação de doenças. Quando o assunto é atividade física, a alimentação é essencial para manter nossa energia durante o exercício e também garantir a regeneração muscular. E certos alimentos dão um gás na nossa energia antes dos exercícios e aumentam nossa disposição no dia a dia. Veja cinco desses alimentos energéticos:

  1. Aveia

A aveia é um carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, não eleva rapidamente o açúcar no sangue, fazendo com que o corpo não armazene gordura. Ela ainda contém vitaminas do complexo B, o que dá mais energia para o organismo. O cereal também é conhecido pelas fibras solúveis, que dão mais saciedade e são responsáveis por ajudar a regular o intestino.

  1. Café

Não é novidade que o café é uma bebida energética. Sua dose de cafeína estimula a adrenalina, um hormônio que faz com que a pessoa ganhe disposição, mantenha o foco e fique mais alerta. Além disso, o café contém vitaminas do complexo B - essas mantêm o sistema nervoso em equilíbrio - e fósforo, que atua na produção de energia do nosso corpo. Para os praticantes de atividade física, a bebida auxilia no rendimento do treino e diminui a fadiga após o exercício. Porém, assim como a maioria dos alimentos, é melhor não exagerar, o recomendado gira em torno de três a quatro xícaras por dia.

café aumentar disposição

  1. Castanhas

As castanhas são as queridinhas de que quem gosta de manter um estilo de vida saudável. Apesar de serem calóricas, elas são ricas em gorduras boas e outros em nutrientes, como magnésio, selênio e cobre, que atuam na diminuição do estresse e na produção de energia. Essas oleaginosas podem conter ainda vitaminas E e C, zinco, ferro e uma substância capaz de diminuir o LDL, chamado de colesterol ruim. Exemplos de oleaginosas: castanha do pará, castanha de caju, amêndoa, pistache e avelã.

  1. Açaí

O açaí é uma excelente fonte de energia rápida e perfeito para ser consumido antes do treino. O problema dessa fruta é que geralmente ela recebe acompanhamentos muito calóricos e xarope de guaraná, usado para deixá-la mais doce, causando um pico de insulina e fazendo o organismo armazenar gordura. No entanto, se não acompanhada desses alimentos, é muito saudável, já que possui fibras, magnésio, potássio e poder antioxidante. Para não passar do limite, consuma de 100 a 200 gramas, mas tente não fazer dele uma rotina diária.

  1. Batata doce

Não é à toa que esse tubérculo caiu no gosto dos que fazem academia. A batata é rica em potássio, o que previne câimbras e, por ser um carboidrato complexo, dá disposição e saciedade. Além disso, ajuda na recuperação da massa muscular, repondo o glicogênio, nossa reserva energética.

Quando você precisa de energia, consome algum desses alimentos? Deixe um comentário contando qual deles!

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