Loading…
teste

Como você está descartando as máscaras e outros materiais que podem estar contaminados?

A pandemia do novo coronavírus exige de todos nós cuidados redobrados com a higiene. Muitas pessoas pensam, que por serem descartáveis, as máscaras podem ser colocadas junto ao material reciclável. Este é um erro muito perigoso, além de não serem feitas de material reaproveitável, as máscaras podem colocar em risco a saúde das pessoas que fazem a coleta dos materiais recicláveis.

Segundo a professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e integrante do Núcleo Interdisciplinar de Resíduos (NINTER) da UEL, Danielly Negrão Nogueira, as pessoas que estão em isolamento em casa com suspeita de Covid-19 ou que tiveram com um paciente nesta situação, devem descartar todo o material que teve contato com o paciente separadamente, seguindo normas rígidas de segurança.

Nesse caso, o material, reciclável ou não, que tenha entrado em contato com esse paciente, deve seguir as normas previstas para o descarte de materiais contaminantes. Para pessoas que estão em casa com suspeita da doença, o descarte da máscara e outros itens pode ser feito em lixo comum desde que sejam colocados em dois sacos e que sejam identificados com fitas adesivas como material contaminado. Para o fechamento dos sacos, deve-se dar preferência ao lacre, ou duplo nó. Dessa forma se garante um melhor fechamento e isolamento do material dentro do saco.

O descarte do lixo convencional deve seguir as normas já previstas pela Anvisa e o material reciclável também pode continuar sendo destinado para os recicladores normalmente.

É nossa responsabilidade tomar os devidos cuidados para proteger aqueles que estão trabalhando para cuidar do bem-estar de todos nós. Faça a sua parte e oriente a sua família!


Leia também:

Covid-19: Unimed disponibiliza ferramentas virtuais para tirar dúvidas sobre a doença

PA adéqua estrutura e fluxo de atendimento para atender casos de COVID-19

Se mantenha atualizado sobre o novo coronavírus

Entenda mais sobre o coronavírus e COVID-19

Cliente Unimed tem orientação médica por telefone