Loading…
teste

Cuidados Paliativos: uma forma de ressignificar a vida

“Sentia muito medo da palavra ‘paliativo’. Porque para mim o paciente paliativo era aquele que já estava em estágio terminal”. Assim definia a assistente social Renata Vallim, antes de começar a ser atendida por uma equipe de cuidados paliativos. “Hoje, a visão que me trouxeram e o trabalho incrível que venho recebendo me fizeram acreditar e me convenceram de que é o começo de uma vida nova”, ressignifica. 

Após o paciente receber o diagnóstico de uma doença sem possibilidade de cura, ainda há muito o que se fazer pela a vida. O plano terapêutico desenvolvido pelos cuidados paliativos tem como base o bem-estar do paciente e como ele e seus familiares podem lidar melhor com a nova rotina. “Os cuidados paliativos não são um processo para acelerar a morte, mas para ressignificar e afirmar a vida, entendendo a morte como um processo natural”, explica a médica paliativista da Unimed Londrina, Dra. Raquel Barcelos.

“Os cuidados paliativos desenvolvem um atendimento no qual o paciente é o protagonista. Seus desejos, suas crenças e suas vontades são respeitados para que a saúde física, mental e espiritual sejam atendidas da melhor forma possível”, afirma a médica. “Eles cuidam da gente por inteiro. Tratam o emocional, os medos, e nos levam muita segurança”, complementa Vallim.

Durante o tratamento, o paciente e seus familiares recebem orientações sobre a situação da doença e o que se pode fazer para amenizar os sintomas decorridos.  “Quanto mais cedo iniciarem os cuidados, melhor, já que é possível oportunizar mais qualidade de vida durante o processo, aliviando o sofrimento da família e do próprio paciente”, afirma Barcelos.

Na Unimed Londrina, os cuidados paliativos são realidade desde fevereiro deste ano. Por meio da Rede de Cuidados Humanizados (RCH), uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos e equipe de enfermagem realizam atendimento ambulatorial ou domiciliar. “Eu sou uma pessoa totalmente diferente depois que eu conheci esse trabalho. Antes eu estava muito insegura, até com meus pensamentos. Hoje, não”, conclui Vallim.

Comemoração

Neste sábado, dia 9 de outubro, se comemora o Dia Mundial de Cuidados Paliativos. Para valorizar a data e discutir entre os colaboradores como funciona esse tipo de atendimento, a cooperativa produziu uma série de vídeos sobre os cuidados paliativos que será publicada semanalmente, a partir deste sábado (9), nas redes sociais e TVs corporativas da Singular. Os três vídeos trazem relatos de pacientes e familiares e explicação sobre o atendimento feito pela equipe de RCH. Assista ao primeiro clicando aqui