Loading…
teste

Alimentos diuréticos: conheça os seus benefícios

Eles são excelentes para diminuir a retenção de líquidos no corpo

Você, certamente, já se sentiu inchado, principalmente ao final de um longo dia de trabalho, não é mesmo? O que mais causa o inchaço no corpo (ou em partes dele) é a retenção de líquidos, ou seja, o acúmulo de líquidos no corpo ocasionando inchaços desagradáveis.

Algumas das causas da retenção de líquido podem ser problemas hormonais; tensão pré-menstrual; sedentarismo; problemas renais, cardíacos como também hepáticos; doenças da tireoide; remédios anti-hipertensivos ou reação inflamatória, por exemplo. É importante destacar também, que pequenos inchaços podem possuir causa local, o que representa um problema em determinada região do corpo.

Para te ajudar nesta situação, os alimentos naturais diuréticos são uma ótima solução, trazendo inúmeros benefícios à saúde. Por possuírem grande quantidade de água, esses alimentos contribuem de forma natural para a hidratação do corpo, aumentando a secreção urinária, diminuindo a retenção de líquidos e consequentemente o inchaço. Eles também são desintoxicantes e ricos em vitaminas, minerais e fibras.

Alimentos diuréticos

Existem vários alimentos naturais que são diuréticos e que contribuem para a diminuição da retenção de líquidos. Separamos aqui alguns alimentos para você consumir e se livrar dos inchaços.

1- Melancia

A melancia contém grande quantidade de água, cerca de 90%, além de ser fonte de vitamina C. A fruta é hidratante e ótima para os rins e intestino.

2- Alface

O alface é um alimento que concentra muita água, vitaminas, minerais e fibras, ajudando na digestão e no bom funcionamento do intestino.

3- Pepino

O pepino possui grande quantidade de água e minerais, sendo excelente para o bom funcionamento dos rins e para diminuir o inchaço do corpo. Além de ser um alimento diurético, é ótimo para purificar a pele.

4- Abacaxi

O abacaxi é um alimento que ajuda muito na eliminação de toxinas pela urina, diminuindo a retenção de líquidos. A fruta é rica em vitaminas e minerais, além de ser muito refrescante.

5- Melão

O melão possui grande quantidade de água, perfeita para acabar com os inchaços do corpo. A fruta ainda é excelente para o trânsito intestinal.

Vale lembrar que existem diversos outros alimentos que são considerados diuréticos como, por exemplo: cenoura, beterraba, salsinha, tomate, maçã, laranja, limão, aipo, entre outros.

Receitas: Sucos diuréticos

Os sucos diuréticos são excelentes para eliminar as toxinas do corpo, pois contribuem para uma grande quantidade de produção de urina. Assim, são perfeitos para combater a retenção de líquidos. Confira 3 receitinhas ótimas de sucos diuréticos. Não se esqueça de lavar muito bem todos os ingredientes.

1- Maçã, Pêra, Melão e Gengibre Você vai precisar de:

  • 1/2 pêra;

  • 1/2 maçã;

  • 1 fatia de melão;

  • 2 cm de gengibre;

  • 1 copo de água.

Como fazer? Você pode bater todos os ingredientes no liquidificador ou passar as frutas e o gengibre no processador de alimentos. Não se esqueça, beba o suco logo em seguida para que você possa aproveitar todos os seus benefícios.

2- Chá verde, Abacaxi e Hortelã Você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de chá verde;

  • 250 ml de água;

  • 1 fatia de abacaxi;

  • 3 folhas de hortelã.

Como fazer? Primeiro, ferva a água e coloque o chá verde, abafando para que todas as propriedades sejam extraídas. Deixe esfriar por 15 minutos para depois bater o chá com os outros ingredientes, até diluir. Beba com gelo. Você também pode adoçar o suco com mel.

3- Aipo, Pepino e Laranja Você vai precisar de:

  • 1 aipo

  • 1 pepino grande

  • 1 punhado de salsinha

  • Suco de 1 laranja grande

Como fazer? Corte os ingredientes em pedaços. Depois, adicione-os no liquidificador ou passe-os pela centrífuga, de acordo com a sua preferência. Por fim, adicione o suco de laranja, mexendo até que tudo vire uma mistura homogênea.

E você, já consome alimentos diuréticos? Conte para a gente nos comentários!

Leia também: 5 alimentos simples para você ter uma alimentação mais saudável