Loading…
teste

Férias escolares: 7 brincadeiras saudáveis

O estímulo ao crescimento e à socialização, são alguns dos vários benefícios que as brincadeiras proporcionam aos pequenos

Com a chegada das férias escolares, surge aquela dúvida: o que fazer com a criançada dentro de casa? Para responder essa pergunta é fácil, aposte em passatempos saudáveis para os pequenos. Existem diversas brincadeiras que podem ser divertidas e, ao mesmo, sadias, estimulando as crianças para um bom desenvolvimento.

De uma forma geral, brincar com as crianças proporciona a elas uma vida mais saudável, estimulando o crescimento, deixando os pequenos mais tranquilos, além de incentivar a socialização, a criatividade, a expressão, o conhecimento e a maneira de entender o mundo.

Pensando nisso, separamos nesse texto 6 brincadeiras saudáveis para que as férias escolares das crianças sejam super animadas. Vamos lá?

Pular corda

Quem nunca brincou de pular corda, não é mesmo? Super fácil e perfeita para crianças acima de 6 anos, é uma brincadeira que pode ser divertida tanto em grupo como também sozinha. Em grupo, duas crianças podem segurar a corda, uma em cada ponta e fazê-la girar. Os outros participantes precisam pular juntos e, quem tropeçar, sai do jogo. É possível também colocar níveis de dificuldade, com batidas mais lentas e mais rápidas. Agora, se a criança estiver sozinha, ela pode segurar a corda com as duas mãos para pular. A diversão é garantida de qualquer jeito!   

Benefícios: A brincadeira melhora o condicionamento cardiorrespiratório, além de trabalhar com a resistência das pernas e do abdômen, a flexibilidade, a coordenação e a questão da superação pessoal.

pular corda férias escolares

Brincadeira do dicionário

Perfeita para crianças de 8 a 12 anos, essa brincadeira consiste em, abrir qualquer página do dicionário e escolher uma palavra aleatória repetindo em voz alta o significado. A primeira criança que adivinhar qual palavra corresponde ao significado, ganha um ponto. O vencedor será aquele que marcar o total de 10 pontos.

Benefícios: Essa brincadeira estimula a criança a conhecer melhor as palavras e até mesmo manusear o dicionário, aumentando com isso o vocabulário do pequeno e estimulando o pensamento.

Amarelinha

Com toda certeza essa brincadeira já fez parte da sua infância! Afinal, ela é muito simples de fazer e de brincar! Primeiro, desenhe a amarelinha no chão e numere os quadrados de 1 a 10. Em seguida, a criança joga a pedrinha no número 1 e pula em um pé só até o último número (em caso de duas casas, colocar cada pé em uma casa). Na volta, a criança deve pegar a pedra e começar novamente, jogando a pedrinha em cada número. Nessa brincadeira, só não vale colocar o pé na casa que tiver a pedrinha e nem errar na hora de jogar a mesma, viu?!

Benefícios: Essa brincadeira melhora bastante a coordenação motora da criança, assim como o equilíbrio, o ritmo corporal, força muscular e o desenvolvimento do raciocínio.

amarelinha ferias escolares

Cabana na sala

Acampar na sala com as crianças é super divertido e com toda certeza, elas amam. Para essa brincadeira, jogue colchões e faça cabanas com cadeiras e lençóis. Invente histórias para deixar tudo mais divertido, pois o que vale aqui, é a imaginação.

Benefícios: Essa brincadeira estimula bastante a criatividade, com as histórias que podem ser contadas, permitindo ao pequeno inventar, imaginar e criar. Além disso, nessa brincadeira, as crianças experimentam algo que não é comum no dia a dia.

Pique-esconde

Uma brincadeira muito conhecida na infância é o pique-esconde. Nela, uma criança fica virada para uma parede (ponto de partida) com os olhos fechados, contando até determinado número estipulado na brincadeira. Ao final, essa criança deve procurar as outras que estão na brincadeira e se esconderam durante a contagem. A criança que fez a contagem só vence se encontrar todas as outras antes de chegarem ao ponto de partida. Contudo, a primeira criança escondida que chegar ao ponto de partida, ganha a brincadeira.

Benefícios: A sociabilidade está entre as vantagens da criança brincar de pique-esconde, além do estímulo ao exercício físico.

pique-esconde ferias escolares

Mímica

Escreva em pequenos papéis o nome de diversas coisas, como animais ou objetos. Em seguida, cada um que pegar um papel deve representar em até 3 minutos o que está escrito, sem emitir nenhum som. Quem acertar mais mímicas ganha no final. Uma brincadeira super simples e divertida que também pode ser disputada em grupo.

Benefícios: Entre os benefícios da mímica, está a melhora no controle dos movimentos e na coordenação, a socialização, a expressão, concentração e imaginação, além de ajudar a criança a transmitir as suas emoções. Qual brincadeira o seu filho mais gosta? Conte para nós nos comentários!

Leia também: 5 alimentos que vão turbinar a sua imunidade