Loading…
teste

Deixe seus pratos de fim de ano mais saudáveis

As festas de fim de ano são um convite para mesas fartas. Mas é possível ter ceias saudáveis e fugir dos exageros tão comuns neste período. A equipe de nutricionistas da Clínica Multiprofissional da Unimed Londrina relacionou algumas estratégias e receitas para satisfazer os prazeres do comer bem sem perder a linha.

Uma delas é deixar a carne das aves mais sequinha, substituindo a manteiga por azeite de oliva e ervas na hora de temperá-la. Além disso, combine com frutas, como abacaxi, ameixa, manga e laranja, para deixar as carnes mais suculentas e nutritivas.

Outra dica é acrescentar, na farofa ou no arroz, castanhas, nozes, avelãs e amêndoas. Estas oleaginosas são fontes de gorduras boas, que auxiliam no controle do colesterol. Mas o consumo dessas castanhas deve ser moderado, devido ao valor calórico que possuem.

Substituir o arroz branco por integral, arroz negro ou vermelho também é uma boa estratégia. O prato pode ser incrementado com açafrão, um tempero saboroso e colorido e com potencial antioxidante, auxiliando no combate ao dano celular.

Na tradicional farofa, pode-se utilizar vegetais, como cenoura ralada, abobrinha e couve, que deixam sua receita mais vitaminada. Acrescente frutas secas para aumentar o valor nutricional com vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, além de misturar a farinha tradicional com o farelo de aveia.

Invista nas saladas verdes, legumes e frutas da estação. Incremente-os com temperos diferentes: para as frutas, experimente acrescentar canela e cardamomo, por exemplo. Para fazer o famoso salpicão, substitua a maionese por iogurte natural.

O consumo de bebidas alcoólicas deve ser moderado. Por isso, uma boa opção são os drinques ou coquetéis à base de suco de fruta sem álcool, que, além de deliciosos, contribuem para a hidratação.

Para adoçar a sua ceia, faça uma rabanada com menos açúcar, substituindo o ingrediente por adoçante culinário. E opte por leite desnatado ou semidesnatado. Leve-a ao forno em vez de fritar.

Receitas:

Salada de lentilha

Ingredientes: 1 concha média cheia de lentilha crua; ½ unidade média de pepino; ½ unidade média de cenoura crua; 4 unidades pequenas de rabanete; 8 unidades de tomate-cereja; 1 unidade de limão; pimenta-do-reino em pó a gosto; 10 unidades de amêndoas torradas sem sal; 200 gramas de agrião; sal refinado a gosto.

Modo de fazer: Em uma panela, cozinhe a lentilha até ficar al dente. Tempere a lentilha com os ingredientes do molho (azeite, vinagre, sal e salsa). À parte, junte o pepino, a cenoura, o rabanete (todos cortados em cubos) e o tomate-cereja e tempere com sal, limão e pimenta. Acrescente as amêndoas e junte tudo à lentilha. Em um prato ou saladeira, coloque o agrião e, por cima, os outros ingredientes. Sirva.

Rabanada

Ingredientes: 3 pães franceses dormidos cortados em fatias; 1 xícara (chá) de leite desnatado; 1 colher (sopa) de adoçante para forno e fogão; 1 colher (chá) de baunilha; 1 ovo inteiro; 1 clara.

Ingredientes para polvilhar: 1 colher (sobremesa) de canela em pó; 2 colheres (sobremesa) de leite em pó desnatado; 1 colher (sobremesa) de adoçante em pó.

Modo de fazer: Mergulhe as fatias de pão, uma a uma, no leite misturado com o adoçante e a baunilha. Depois passe no ovo batido, junto com a clara. Arrume as fatias em uma assadeira untada com óleo e leve ao forno alto, previamente aquecido, até o pão dourar (vire dos dois lados). Retire do forno, misture a canela, o adoçante, o leite em pó e polvilhe as fatias de pão.

Salada de grão-de-bico

Ingredientes: 1 xícara de grão-de-bico cozido; 1 xícara de quinoa cozida; 1 xícara de lentilha cozida; 1 colher (sopa) de sementes de abóbora; 2 colheres (sopa) de nozes ou castanha-do-pará ou de caju; 1 limão espremido; azeite extravirgem; sal e pimenta a gosto.

Como fazer: Acrescente todos os ingredientes em uma tigela, misture bem, temperando com azeite, suco de limão, sal e pimenta a gosto. Pronto!