Loading…
teste

Rotina de exercícios: a importância de adotar o movimento em sua vida

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 47% da população brasileira não pratica exercícios físicos. Você está entre eles?

A OMS considera um cidadão fisicamente ativo aquele que pratica, pelo menos, 150 minutos de exercícios semanais. São apenas 30 minutos, cinco vezes por semana.

Com a correria do dia a dia, é comum deixarmos os exercícios em segundo plano - algo perigoso para a saúde. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, com apenas algumas mudanças de hábitos, é possível deixar o sedentarismo e adotar um estilo de vida mais saudável.

Tudo depende de você. É uma mudança de hábito para sair da zona de conforto. Dar o primeiro passo e, depois, continuar. Não é necessário começar com intensidade. É essencial começar de maneira leve e ir aumentando gradativamente, não importa qual atividade escolher.

É importante também contar com a ajuda de um profissional para te auxiliar nas atividades e ritmos adequados.

Movimente-se: a sua saúde agradece

Adotar a atividade física na sua rotina é um fator de proteção contra muitas doenças, como doenças crônicas não transmissíveis ligadas à obesidade e ao sedentarismo, como a hipertensão e o diabetes, além das cardiovasculares e de alguns tipos de câncer. 

Abaixo, listamos alguns exercícios acessíveis para a prática que são ótimos à saúde. Confira:

Exemplos de exercícios para mudar um hábito:

- Pular corda;

- Flexão de braços;

- Caminhadas;

- Abdominais;

- Agachamento;

- Pedalar;

- Correr;

- Nadar.

Além desses exercícios, você também pode incluir algumas atividades físicas no seu próprio dia a dia. São pequenos hábitos, mas que podem fazer toda a diferença na sua saúde. Confira algumas delas:

- Ir de bicicleta ao trabalho;

- Subir pelo menos três lances de escada no condomínio;

- Descer do ônibus um ponto antes do destino;

- Ir à farmácia, à feira, ao mercado e à padaria a pé;

- Passear com o cachorro.

Chegou a hora. Escolha uma dessas atividades e #Mude1Hábito com a Unimed Londrina. Compartilhe este texto nas rede sociais para incentivar a todos a mudarem de vida com você. 


Comentários