Loading…
teste

Saiba porque tomar a vacina contra dengue

Todos os anos, o Brasil registra milhões de casos de dengue. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná chegou a 25.802 casos confirmados da doença desde agosto de 2020 até julho de 2021.


Sobre a Dengue

A dengue é uma doença causada por vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas são febre alta e fortes dores de cabeça. Além disso, o paciente apresenta dor nos olhos e muscular, manchas vermelhas no corpo, diarreia e vômito.

Geralmente, esse quadro dura de 5 a 7 dias e, caso o tratamento seja seguido corretamente, a doença não deixa sequelas. Casos mais graves podem levar à hemorragia e necessidade de internação, e em alguns casos ao óbito.

A melhor prevenção contra a dengue é eliminar o foco de reprodução do mosquito. Cuide, principalmente, dos focos de água parada que podem ser criadouros, como vasos de plantas, pneus velhos, garrafas plásticas e recipientes sem a proteção adequada. O uso de repelentes, inseticidas e mosquiteiros também podem ser eficientes para a proteção da sua família.


Vacina para a Dengue

Pessoas que já foram acometidas pela dengue alguma vez podem se beneficiar com a vacina. O imunizante protege contra os quatro sorotipos existentes do vírus e tem eficácia geral de 81% para pessoas infectadas previamente, prevenção de 93% dos casos graves e de 80% nas hospitalizações.

A vacina é indicada entre os 9 e 45 anos de idade. Pacientes com mais de 45 anos podem ser imunizados apresentando solicitação médica. O esquema vacinal é composto por três doses com intervalo de seis meses entre uma e outra.

A vacina da gripe é a única que pode ser aplicada no mesmo dia que a da dengue, as demais, inclusive contra a Covid-19, precisam ser aplicadas com 30 dias de intervalo antes ou após a de dengue.


Campanha de Vacinação:

Durante o mês de julho de 2021, a Clínica de Vacinas da Unimed Londrina oferece a dose do imunizante contra a dengue em condições especiais:

De R$ 250,00

Por R$ 220,00 em 4x

A Clínica de Vacinas da Unimed fica na Rua Souza Naves, 999. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 14h. Em Arapongas, o atendimento acontece todas as sextas-feiras, das 9h às 12h, na R. Eurilemos, 756. Para mais informações, ligue 3375-5050, opção 2. 

Saiba mais: Aplicação domiciliar de vacinas.

Atualização: A vacina está indisponível na rede privada desde fevereiro de 2024, por uma decisão da fornecedora e farmacêutica Takeda.