Loading…
teste

Pare de fumar: saiba quais os benefícios de ficar um ano sem cigarros

Os números do tabagismo não mentem, a prática é uma das mais prejudiciais à saúde. Por isso, largar o vício é sempre uma boa ideia. Mesmo que você se considere um fumante social, que fuma somente algumas vezes por semana.

O tabaco é um mal tanto para quem fuma quanto para as pessoas que estão a sua volta. Segundo a Organização Mundial da Saúde, de cerca de 56,9 milhões de pessoas que morrem todos os anos pelos mais variados motivos, 8 milhões são vítimas dos malefícios que o tabaco traz ao organismo e 1 milhão por estarem expostas à fumaça do cigarro e de todos os seus derivados.

Essas mortes são causadas por doenças que afetam todo o organismo. Desde o sistema nervoso central até doenças cardiovasculares, cânceres e sistema digestivo.

Devido ao vício causado pela nicotina, parar de fumar é um desafio grande. A substância age diretamente no cérebro e é capaz de tornar uma pessoa dependente rapidamente, causando efeitos parecidos ao cocaína, heroína e bebidas alcoólicas. 


Os efeitos que parar de fumar causam ao corpo

Ainda de acordo com a OMS, apenas 20 minutos sem consumir tabaco já trazem alguns benefícios à saúde. E, conforme esse tempo se alonga, eles só aumentam. Confira abaixo uma relação com os ganhos de até um ano sem fumar.

- Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal; 

- Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;

- Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;

- Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida;

- Após três semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;

 -Após um ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade;

- Após 5 anos, o risco de ter um derrame é reduzido ao de um não fumante.

Neste mês, no dia 31, é comemorado o Dia mundial sem tabaco. Que tal aproveitar a data e encarar esse desafio para melhorar a sua saúde e de toda a sua família? 

Você pode encontrar ajuda para largar o vício tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto na Unimed Londrina. Por aqui, oferecemos vários programas, como o Unimed Livre de Tabaco, para ajudar os beneficiários a adotarem hábitos mais saudáveis, além de promover cursos e palestras com profissionais e especialistas. 

O programa Unimed Saúde oferece um serviço multidisciplinar com psicólogo, assistente social, enfermeiro e nutricionista para o combate do tabagismo. 

O tratamento é dividido em dois momentos: o primeiro tem encontros semanais e o segundo tem reuniões mensais. Para saber mais sobre, clique aqui.

Gostou do texto? Então, compartilhe em suas redes sociais para ajudar seus amigos e familiares a largar esse vício também.