Loading…
teste

Diabetes e saúde bucal: como a doença influencia nos seus dentes

Os problemas bucais tendem a ficar mais sérios se você é diabético. Entenda a relação entre diabetes e a saúde bucal e, porque todo o cuidado é essencial para preservar seu sorriso

Sabemos que, no início, o diabetes geralmente não apresenta sintomas ou dor, mas há certos sinais que acendem uma luz de alerta e que podem estar relacionados com a saúde bucal. O aparecimento de secura na boca, aftas e cáries são os sintomas mais comuns dos diabéticos, sem falar no comprometimento do sabor, cicatrização tardia e infecções por fungos (o sapinho, por exemplo).

Para os diabéticos, as infecções na gengiva são as que causam mais incômodo. Isso se dá porque a circulação sanguínea na região da boca está prejudicada, sem falar no alto índice de glicose (açúcar) na saliva, uma das causas da proliferação de bactérias nas gengivas. 

A gengivite, por exemplo, caracterizada pelas gengivas vermelhas ou inchadas que podem sangrar no momento da higienização, pode induzir algumas pessoas  a diminuirem a escovação por medo do sangramento. Mas essa suspensão, não recomendada pela Sociedade Brasileira de Periodontologia (Sobrape), pode acarretar periodontite, infecção mais grave e que pode levar à perda de dente.

+ Leia também: 3 hábitos essenciais para controlar a diabetes

Outra alteração bem comum nos diabéticos é a halitose (mau hálito), que ocorre quando o diabetes se apresenta descontrolado. O problema também pode ser causado pela falta de higienização, uso do fio dental, cigarro, gengivite, bebidas alcoólicas e boca seca.

Diabéticos devem ter a atenção redobrada na região bucal. Isso porque, em condições normais, as defesas do organismo trabalham para combater bactérias que ameaçam a saúde da boca. Pacientes com diabetes apresentam índices altos de açúcar no sangue, o que acaba dificultando no trabalho das células defensoras. 

Como evitar problemas de saúde bucal

Mudar de hábitos faz toda a diferença. Mantenha uma higienização bucal adequada e faça visitas ao dentista a cada seis meses. Para evitar a proliferação de fungos, tente controlar bem a sua glicemia, assim você evita também a sensação de boca seca.

Clientes Unimed Londrina com diabetes têm acesso a vários programas oferecidos pela cooperativa. A Unimed Saúde ajuda os beneficiários a adotarem hábitos mais saudáveis, além de promover cursos e palestras com profissionais e especialistas. Para mais informações, agende sua participação na Av. Santos Dumont, 860 - Boa Vista ou entre em contato pelo telefone (43) 3375-6016.

Leia mais: 5 atitudes essenciais para manter a saúde bucal