Loading…
teste

3 receitas saudáveis para fazer com abacate

Saiba como utilizar o fruto, que é extremamente nutritivo, em receitas deliciosas e saudáveis

De uma fruta que até pouco tempo era considerada vilã, o abacate se transformou em um dos alimentos mais consumidos em dietas balanceadas. A grande quantidade de gorduras presentes no abacate faz dele uma fruta bastante calórica, no entanto, possui substâncias que auxiliam no equilíbrio do organismo. Ômega 6, ômega 9 e ômega 7, conhecidos como gorduras boas, são algumas delas e trazem diversos benefícios à saúde. Há ainda outros macronutrientes que compõem a fruta, como carboidratos e proteínas, além do alto teor de fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino, promovem a sensação de saciedade. Por isso, o abacate é um excelente ingrediente para preparar pratos deliciosos, nutritivos e saudáveis. Confira três receitas para fazer com abacate!

1. Sopa fria de abacate

Esta é uma receita perfeita para dias mais quentes. Um prato muito simples, fácil de preparar e saboroso, que tem como protagonista o abacate. Para preparar a sopa, você vai precisar de:

- 200g de polpa de abacate;

- Suco e raspas de 1 limão-siciliano;

- ¾ xícaras (chá) de leite de coco;

- 1 colher de cebola picada;

- Pimenta dedo-de-moça;

- Sal a gosto;

- Castanhas-do-Pará trituradas;

- 1 colher de folhas de salsa.

Modo de preparo:

Primeiro, bata o abacate no liquidificador, junto com o suco de limão, o leite de coco, a salsa, a cebola, a pimenta e o sal. A mistura deverá ficar com uma textura cremosa e, caso esteja muito grosso, você pode adicionar mais leite de coco, até o ponto desejado. Para servir, distribua a sopa em taças ou copos e decore com as raspas de limão e as castanhas trituradas. Leve à geladeira e sirva frio.

2. Smoothie de abacate

O smoothie é uma bebida espessa, feita com a fruta, muito parecida com uma vitamina tradicional. Nesta receita, você pode usar a criatividade, criando combinações com outras frutas e líquidos variados, como água de coco, iogurte natural, leites vegetais, chá verde, entre outros ingredientes. A nossa sugestão é um smoothie de abacate com banana e kiwi. Você precisará para o preparo:

- 400ml de leite de aveia;

- 1 abacate;

- 1 banana bem madura;

- 1 kiwi;

- 10 folhas de hortelã.

Modo de preparo:

Descasque e corte as frutas em pedaços. Coloque no liquidificador ou mixer e adicione o leite de aveia e a hortelã. Bata até que a consistência fique aveludada e cremosa. Depois, distribua em copos e sirva a bebida gelada.

3. Salada caprese com abacate

A salada caprese tradicional todo mundo conhece. Mas que tal dar um toque especial a esta salada com o abacate? Ele combina muito bem com o prato e traz mais cremosidade à receita. Para a  salada caprese com abacate você vai precisar de:

- Alface crespa;

- 1/2 abacate cortado em lâminas;

- Tomates cereja;

- 1 cebola roxa cortada em fatias finas;

- Muçarela de búfala (ou outro tipo de queijo de sua preferência);

- Azeite extra virgem;

- Mel;

- Vinagre balsâmico reduzido;

- Pimenta do reino;

- Sal a gosto;

Modo de preparo:

Em uma tigela, rasgue as folhas de alfaces em pedaços e reserve. Depois, adicione os outros ingredientes e misture. Para o molho, misture o azeite, o vinagre balsâmico, o sal, o mel e a pimenta em um recipiente e mexa bem. Finalize despejando o molho por cima da salada e sirva!

Viu só como é fácil incorporar o abacate à sua dieta em receitas fáceis e saudáveis? Assim, você pode aproveitar todos os benefícios desta fruta e consumí-la de diferentes formas no seu dia a dia.

Gostou das dicas? Conta para a gente nos comentários qual foi a receita que mais te agradou!

Leia também: 7 receitas saudáveis para fazer em 10 minutos