Loading…
teste

Incentivo à leitura

Estimular o hábito da leitura entre os estudantes e dar suporte para que professores possam desenvolver suas atividades pedagógicas com mais qualidade. Estas são algumas das funções que uma biblioteca pode desempenhar no ambiente escolar, segundo a diretora da Escola Municipal Joaquim Pereira Mendes, Valdirene Maria de Oliveira Guiraldelli.  A unidade escolar foi escolhida para receber as doações de livros arrecadados pela Unimed Londrina em sua 5ª Campanha de Arrecadação de Livros.

A escola beneficiada pela campanha é nova. Começou a funcionar, temporariamente, em 2017, dentro de um espeço cedido pelo Colégio Vicente Rijo. Agora em 2019, a unidade escolar foi transferida para sua sede própria, e com a mudança o número de alunos mais que dobrou: passou de 250 para 510 estudantes. Segundo Valdirene, a unidade não conta com uma biblioteca adequada.

Para ela, a campanha da Unimed Londrina está sendo realizada em um momento muito importante, pois as aulas foram retomadas e as crianças não têm uma biblioteca com acervo que atenda às necessidades. “Fizemos uma campanha no ano passado, mas arrecadamos uma quantidade muito pequena de livros, que não atendia à demanda. Agora com a mudança e o dobro de alunos, a situação ficou ainda mais complicada”, comenta.

A escola atende crianças do ensino Infantil e Fundamental I, com idades entre 4 e 11 anos.  A diretora afirma que são bem-vindas doações de livros de literatura infantil, gibis e revistas com conteúdo pedagógico. 

A gerente de Sustentabilidade da Unimed Londrina, Fabianne Piojetti, afirma que além dos livros infantis, quem quiser ajudar com a campanha também pode doar qualquer tipo de livros, revistas, publicações e até mesmo papel. “O que não for adequado à faixa etária das crianças ou às necessidades da escola, será vendido em sebos ou para a reciclagem. O valor resultante dessa venda será revertido na compra de livros infantis para o acervo da biblioteca”, explica. As doações podem ser feitas até o dia 30 de junho deste ano, em qualquer um dos pontos de atendimento da Unimed Londrina.

A campanha, que já está em sua 5ª edição, já beneficiou cinco escolas da Rede Municipal de Educação. As doações proporcionaram acesso à leitura para mais de 900 alunos.  Nesse período foram doados 1765 livros adequados à faixa etária dos estudantes e mais de 1600 livros pedagógicos.