Loading…
teste

Consciência coletiva: cuide da sua cidade no carnaval

Pratique a consciência coletiva e proporcione um carnaval bom para todos

As comemorações são extremamente comuns na época do Carnaval. Os bloquinhos levam milhares de pessoas pelas ruas da cidade que se divertem, comem e bebem durante a folia. Para que a diversão seja garantida para todos e o espaço aproveitado da melhor maneira, é importante colocar em prática a ideia de consciência coletiva.

Consciência coletiva, é um conceito criado pelo sociólogo francês Émile Durkheim, que corresponde às características e conhecimentos comuns de uma sociedade, de forma que todos ajam de maneira semelhante. É aqui que entram os códigos, normas, práticas, ética e moral de uma sociedade para que os indivíduos se comportarem segundo as regras, garantindo o bem de todos.

Diante dessa definição, entendemos como é importante aplicar o conceito de consciência coletiva em nossas atitudes, principalmente em comemorações em locais públicos, como ocorre no Carnaval. É preciso cuidar do ambiente e pensar que você está inserido no mesmo espaço, que outras pessoas que podem não compartilhar das mesmas  atitudes ou ideias.

Pensando nisso, separamos algumas atitudes para você colocar em prática no carnaval, cuidar da sua cidade e exercer a consciência coletiva. Confira!

Jamais jogue lixo na rua

Ninguém gosta de um ambiente sujo! Por isso, durante as comemorações do Carnaval, não jogue lixo na rua, jogue lixo no lixo. Contribua para o meio ambiente e para a limpeza da sua cidade. Se não tiver um cesto de lixo próximo de você, segure um pouquinho o seu resíduo e descarte quando encontrar uma lixeira. O acúmulo de sujeira entope  bueiros e aumenta as chances de enchentes em caso de chuva.

Use o banheiro sempre

Esse é um dos maiores problemas no carnaval, infelizmente. Se estiver com vontade de ir ao banheiro, procure o mais próximo e não urine na rua, muros ou quintais. Lembre-se de que o espaço é de todos e o respeito é fundamental.

Preserve o espaço público

Não deprede prédios ou outras construções públicas, preserve o espaço em que vive. Mantenha a sua cidade bonita, permita que outras pessoas possam usufruir desse espaço da melhor maneira e tenha consciência de que você não está vivendo sozinho.

Cuidado com o som

Sabemos que no carnaval o som é a grande estrela da festa. Entretanto, é preciso tomar cuidado com o volume, para não prejudicar pessoas que não estão celebrando junto com você. Pense que o seu vizinho pode ter uma criança pequena ou estar com um doente em casa. Além disso, o artigo 42 da  Lei Federal das Contravenções Penais aborda essa questão a pune quem perturbar o sossego alheio.

Respeite o espaço do próximo

Respeite as diferenças e o espaço das outras pessoas! Saiba que nem todo mundo gosta das mesmas coisas que você ou quer as mesmas coisas que você. Entenda e aceite que NÃO é NÃO e trate as pessoas com respeito. Pratique  o bom convívio e diga não ao abuso!

Gostou do texto? Deixe a sua opinião nos comentários!

Leia também: Cuidados essenciais com a saúde durante o Carnaval