Loading…
teste

Coração saudável: alimentos essenciais para consumir no dia a dia

Doenças cardiovasculares representam 30% de todos os óbitos registrados no Brasil; conheça 5 alimentos importantes para manter o seu coração saudável

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares, que afetam o coração e os vasos sanguíneos, caracterizam a principal causa de mortes no Brasil, o que corresponde a mais de 30% de todos os óbitos registrados no país.

Inseridas em um grupo de doenças, entre as principais enfermidades do coração é possível destacar as seguintes: doença coronariana; cardiopatia congênita; doença cardíaca reumática; ataques cardíacos; acidentes vasculares cerebrais; trombose venosa profunda; hipertensão, doença cardíaca reumática e diversas outras.

As suas principais causas estão relacionadas à idade, genética e fatores de risco que envolvem a saúde do corpo como um todo, como falta de atividade física, alimentação inadequada, consumo de bebidas alcoólicas, entre outros. Além disso, os seus sintomas variam de acordo com a doença e o estágio em que a mesma se encontra. Contudo, entre os dominantes estão: dificuldade de respirar, dor no peito, alterações no ritmo cardíaco, etc.

Um dos cuidados essenciais para garantir a saúde do coração, é com a alimentação. É fundamental que ela seja completamente saudável, evitando o excesso de sal, gorduras, açúcar, embutidos e também industrializados, pois estes são como venenos. Pensando nisso, separamos aqui alguns alimentos fundamentais para você consumir no seu dia a dia e garantir um coração saudável. Confira!

Azeite extravirgem

O azeite extravirgem é um alimento que faz muito bem ao coração, pois ajuda a diminuir as taxas de colesterol ruim e aumentar as taxas de colesterol bom no corpo. Além disso, possui antioxidantes capazes de combater os radicais livres e prevenir as doenças cardiovasculares. O melhor é que o alimento é super saboroso e perfeito para temperar saladas.

Linhaça

A linhaça é rica em ômega 3 e 6, além de vitaminas, minerais e fibras. Tudo isso, no organismo, ajuda a proteger o colesterol bom e a eliminar o colesterol ruim, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Tomate

Rico em licopeno, que possui ação antioxidante e limpa as artérias e bloqueia os radicais livres, o tomate também é um alimento que contém muitas fibras, ajudando a reduzir o colesterol e melhorar o funcionamento do intestino.

Peixe

O peixe é um alimento excelente para o coração, por ter pouca gordura saturada, muitas gorduras boas e ômega 3. Este último contribui para o aumento do colesterol bom, sendo excelente para a saúde do coração.

Castanha do Pará

A gordura monoinsaturada é fundamental para diminuir o colesterol ruim e, a Castanha do Pará, é rica dessa gordura. Além do mais, o alimento contém muito selênio, magnésio, fósforo e vitaminas B e E, que impedem a formação de radicais livres no corpo.

É importante destacar que, controlar o colesterol LDL, considerado ruim, torna-se essencial. Afinal, quando o índice desse colesterol encontra-se alto, as chances de doenças cardiovasculares são maiores. Por isso, além de uma alimentação saudável, a prática de atividade física e ficar longe do cigarro, são boas maneiras de manter o colesterol controlado no corpo. Além disso, é importante sempre consultar um médico profissional, principalmente em caso de sintomas mais fortes ou dúvidas.

Gostou do texto? Tem alguma outra atitude para manter o seu coração saudável? Conte para nós nos comentários!

Leia também: Principais sintomas que indicam a doença de Alzheimer


Comentários