Loading…
teste

Menarca: entenda melhor esta fase da mulher

Saiba o que é a menarca, seus sintomas e efeitos no desenvolvimento feminino e que orientações devem ser dadas às meninas a partir desta fase

Durante o desenvolvimento do corpo, meninos e meninas passam por fases específicas, até chegarem à vida adulta. No caso das meninas, uma destas etapas é a menarca. Esse fenômeno biológico dá início  às transformações físicas e psicológicas que marcam o processo de amadurecimento. Saiba mais sobre a menarca e como identificar os sintomas e implicações na rotina das adolescentes! E Para conhecer mais a fundo todas as etapas e saber mais sobre  os processos do corpo feminino, baixe nosso e-book: Saúde da mulher: da menarca à menopausa, clicando aqui!

O que é a menarca?

Menarca é o nome dado à primeira menstruação da mulher e é uma das últimas fases da puberdade. O primeiro ciclo tende a acontecer entre os 10 e 15 anos, podendo variar conforme o estilo de vida, histórico de menstruação das mulheres da família, hábitos alimentares, alterações hormonais, entre outros fatores. A primeira menstruação também se relaciona com outros aspectos do desenvolvimento das meninas, como a idade óssea - ou seja, o nível de maturação dos ossos -, a velocidade de crescimento e de ganho de peso. A menarca costuma ser associada à feminilidade e à fertilidade, por isso, o início da menstruação, em algumas culturas, é cercado por tabus e significados que impactam na vida das mulheres. Isso porque, a partir da primeira menstruação, outros processos  fisiológicos acontecem e levam ao início da maturação sexual da mulher. Entre eles estão o aparecimento das mamas (telarca), surgimento de pêlos (pubarca), desenvolvimento do aparelho genital e, por fim, o começo da ovulação, que define a capacidade reprodutiva feminina.

Ciclos irregulares

Um ciclo menstrual normal tem, em média, duração de 30 dias, e o período em que ocorre o sangramento dura entre três e oito dias. A partir da menarca, os ciclos tendem a ser irregulares e, com o passar do tempo, são ajustados naturalmente. Então, é bastante comum que as primeiras menstruações sejam espaçadas.

Sintomas

Existem alguns sinais do corpo feminino que indicam a proximidade da menarca. Além da idade, o aumento do peso, o rápido crescimento, aumento dos seios e dos quadris e cólicas menstruais são sintomas que podem anteceder a ocorrência da menarca. Em alguns casos, alterações de humor, devido aos efeitos hormonais, também podem ser notadas.

Orientações

A menarca inaugura uma nova fase na vida das meninas e é importante que, antes mesmo da chegada desse momento, elas  sejam orientadas para que saibam lidar com a situação. Como o primeiro ciclo é imprevisível, é essencial que os pais ou responsáveis conversem com as garotas e expliquem os cuidados necessários com a higiene neste período. Também é importante orientar sobre como essa mudança influenciará no seu corpo e no seu desenvolvimento.

Nesse momento, é fundamental realizar a primeira consulta com o ginecologista. O especialista poderá esclarecer possíveis dúvidas sobre o ciclo menstrual e as mudanças emocionais e físicas pelas quais a menina passará. Assim, o acompanhamento ginecológico, essencial para a saúde da mulher durante toda a sua vida, será iniciado de forma adequada.

Gostou do artigo? Tem alguma outra dúvida sobre a menarca? Conte-nos abaixo, nos comentários!

Leia também: Endometriose: como identificar essa doença?


Comentários