Loading…
teste

Programas e Curso

Para disseminar conhecimentos e permitir que cada vez mais pessoas optem por um estilo de vida saudável, a Unimed Saúde conta com programas, além de promover cursos e palestras para os mais variados públicos.

Conheça nossos programas

O serviço nasceu para contribuir com a diminuição dos índices de desmame precoce, já que muitas causas que levam à mãe a parar de amamentar são facilmente prevenidas com uma orientação adequada.

Conversa com especialistas

O serviço conta com uma equipe especializada para atender as mães individualmente, esclarecer dúvidas, sanar dificuldades e instruir sobre ordenha manual, prática e manejo do aleitamento materno.

É uma continuidade dos trabalhos realizados durante a gravidez. O programa é composto de uma consulta presencial de 1 hora de duração, em média. Durante a consulta, uma enfermeira qualificada vai intervir em problemas precoces e tardios e orientar sobre outros cuidados.

Vantagens do aleitamento materno

O leite materno é livre de contaminação e fornece ao bebê todos os nutrientes que necessita. É um alimento completo e protege o bebê contra vários tipos de infecções.

Para a mãe

  • Reduz o risco de câncer de mama e ovários
  • Faz o útero voltar mais rápido ao seu tamanho normal
  • Ajuda a voltar ao peso (pré-gestacional) mais rápido
  • Aumenta os laços afetivos

Para o bebê

  • Proteção contra infecções e alergias
  • Alimento completo
  • Amor e carinho

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os bebês devem ser alimentados exclusivamente com o leite materno até os seis meses de idade.



Parceria com Banco de Leite Humano

Além do Programa, a Unimed Londrina mantêm uma parceria com o Banco de Leite de Londrina desde 2003. Ainda na maternidade, a equipe Lado a Lado incentiva a doação do leite excedente nos casos em que as mães têm condições de fazê-lo. Para se tornar doadora, ligue para (43) 3371-2390.

A hipertensão (pressão alta) tem sido um dos problemas de saúde mais frequentes na população adulta, embora possa afetar pessoas de qualquer idade. Não tem cura, mas pode ser controlada. O programa para hipertensos ou portador de insuficiência cardíaca da Unimed Londrina auxilia os pacientes a se engajarem em um novo estilo de vida com hábitos e alimentação saudáveis e a prática de atividades físicas. Conheça mais sobre o programa e participe!

Atividades

Consultas com enfermeiras: Periodicamente, você participa de consultas individualizadas, nas quais são verificadas as condições gerais de sua saúde, e nas quais você poderá conversar sobre dúvidas e receber orientações sobre sua saúde. Esta é a única atividade obrigatória e essencial para mantê-lo ativo no programa. As consultas devem ser agendadas.

Grupos Educativos e Grupos Especiais de Apoio: Você também tem a opção de participar, junto com outros clientes, de palestras, debates e bate-papo com profissionais, durante reuniões em Grupos Educativos. Nestas reuniões são organizadas atividades práticas e educativas que estimulem mudanças de hábitos familiares e individuais, com orientação de uma equipe composta por nutricionista, psicóloga, assistente social e enfermeira. A sua participação nas atividades grupais é opcional e geralmente, sugerida e orientada por um profissional da equipe.

Atividade Física: Sua participação na atividade física dependerá do encaminhamento de um profissional da equipe e será planejada conforme critérios de participação do programa, como disponibilidade de vagas, horários, condições gerais de sua saúde e assiduidade nas consultas de enfermagem. A participação também requer a autorização de seu médico, portanto será solicitada a apresentação do atestado médico.

A equipe de profissionais do Unimed Saúde oferece um acompanhamento especial para clientes diagnosticados com diabetes. Com foco na prevenção e apoio ao tratamento, o programa visa controlar o avanço da doença por meio da adoção de hábitos saudáveis e para isso, oferece diversas atividades e tipos de atendimento ao paciente.

Atividades

Consultas com enfermeiras: Periodicamente você participa de consultas individualizadas, nas quais são verificadas as condições gerais de sua saúde, e nas quais você poderá conversar sobre dúvidas e receber orientações sobre sua saúde. Esta é a única atividade obrigatória e essencial para mantê-lo ativo no programa. As consultas devem ser agendadas.

Grupos Educativos e Grupos Especiais de Apoio: Você também tem a opção de participar, junto com outros clientes, de palestras, debates e bate-papo com profissionais, durante reuniões em Grupos Educativos. Nestas reuniões, são organizadas atividades práticas e educativas que estimulem mudanças de hábitos familiares e individuais, com orientação de uma equipe composta por nutricionista, psicóloga, assistente social e enfermeira. A sua participação nas atividades grupais é opcional e geralmente, sugerida e orientada por um profissional da equipe.

Atividade Física: Sua participação na atividade física dependerá do encaminhamento de um profissional da equipe e será planejada conforme critérios de participação do programa como disponibilidade de vagas, horários, condições gerais de sua saúde e assiduidade nas consultas de enfermagem. A participação também requer a autorização de seu médico, portanto será solicitada a apresentação do atestado do cardiologista. Para participar do programa, você deve agendar uma entrevista inicial, onde um profissional da equipe irá orientar quais são as atividades adequadas para você.

Aproximadamente 80% dos casos de câncer de próstata são curáveis, se diagnosticados em seu estágio inicial. O diagnóstico precoce pode salvar vidas e esse é o objetivo principal deste programa. O câncer de próstata é o tipo mais comum de tumor em homens com mais de 50 anos de idade. Por isso, todo homem, a partir dos 45 anos (ou 40 anos, caso tenha histórico deste tipo de câncer na sua família), deve consultar um urologista.

Prevenção

A melhor maneira para diagnosticar o câncer de próstata consiste em realizar o exame clínico de toque retal ou a análise do antígeno prostático específico (PSA, sigla em inglês) no exame de sangue. Embora não tenha uma causa definida, a maioria dos cânceres está muito relacionada a hábitos de vida e prevenção. Diminuir o sedentarismo, manter uma alimentação saudável, realizar os exames no momento correto em que o médico solicitar são medidas preventivas contra o câncer e contra uma série de outras doenças. A preocupação com a saúde deve ser sempre constante. Independente da faixa etária, a presença de sintomas como: necessidade frequente de urinar, dor ou queimação ao urinar, presença de sangue na urina, não indicam necessariamente a existência de um câncer de próstata, mas devem ser avaliados por um especialista.

Cuide-se

Agende uma consulta com o seu urologista. O câncer de próstata, se diagnosticado precocemente, tem altos índices de cura.

Embora prevenível, este tipo de câncer possui altos índices de ocorrência, no sul do país e chega a ser o segundo mais frequente, tanto no homem quanto na mulher. Pode aparecer em qualquer idade, mas a incidência é bem maior a partir dos 50 anos de idade. A conduta ideal de prevenção é seguir uma dieta balanceada e rica em fibras, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos gordurosos, evitar o sedentarismo e não fumar.

Exames preventivos e diagnóstico

A colonoscopia é o exame mais utilizado para o diagnóstico, capaz de identificar lesões pré-cancerosas, chamadas de pólipos adenomatosos, anormalidades que podem evoluir para um câncer. Outros exames podem ser solicitados para o rastreamento, como: sangue oculto nas fezes e retossigmoidoscopia.

Vigilância mais intensa

Pessoas com doenças inflamatórias de intestino ou histórico familiar, de câncer ou de pólipos, devem antecipar o rastreamento, procurando um médico especialista gastroenterologista ou um proctologista. Quando descoberto precocemente, o câncer de intestino apresenta elevadas chances de cura.

O programa de prevenção do câncer de mama e colo uterino do Unimed Saúde é baseado na educação, informação e rastreamento de clientes que não realizaram os exames preventivos. Periodicamente a Unimed Londrina orienta e incentiva suas clientes para que consultem o ginecologista e realizem regularmente os exames preventivos, que são as formas mais seguras de diagnosticar o câncer. O diagnóstico e tratamento precoce são o melhor caminho para a cura.

Recomendações

Mulheres entre 50 e 69 anos, devem realizar mamografia a cada 2 anos (Inca). O autoexame é útil, mas não substitui o exame físico realizado pelo médico e a mamografia. Converse com seu ginecologista sobre a periodicidade de seu exame. Todas as mulheres entre 25 e 69 anos devem realizar o exame autopatológico, também chamado de Papanicolau, para detectar o câncer de colo uterino (Inca). Converse com seu ginecologista sobre seu exame e a periodicidade com que deve ser feito.


Prevenção

A maior parte dos cânceres de colo de útero são causados pelo vírus sexualmente transmissível HPV (Papiloma vírus humano), por isso, sua prevenção primária consiste no uso de preservativos (camisinha) durante as relações sexuais.

Vacina contra HPV

É ainda recomendável se vacinar. A vacina contra o HPV é bastante eficaz e combate os principais tipos causadores de câncer, pode ser aplicada a partir dos 9 anos para ambos os sexos. Importante salientar que a vacina não substitui os outros tipos de prevenção.

Para quem é fumante, a boa notícia é que o Unimed Saúde oferece aos clientes da Unimed Londrina um acompanhamento para cessar o hábito de fumar. Mesmo sabendo que fumar não é um hábito saudável, muitas pessoas não conseguem parar. A pessoa que fuma fica dependente da nicotina, por isso, nem sempre a vontade própria é suficiente para obter sucesso.

Suporte emocional e físico

O trabalho é coordenado por uma equipe multidisciplinar, composta de psicólogo, enfermeiro, nutricionista e assistente social. Os encontros acontecem semanalmente durante os três primeiros meses e depois são realizados acompanhamentos mensais nos nove meses seguintes. Cada reunião tem duração de aproximadamente uma hora e meia.

Benefícios

Você sabia que deixar de fumar pode proporcionar muitos benefícios à saúde nas primeiras semanas? De acordo com pesquisas da American Lung Association – órgão público americano dedicado ao estudo de doenças pulmonares – em pouco tempo após a cessação do tabagismo, o corpo inicia uma série de mudanças: melhora da pressão arterial, dos batimentos cardíacos e da função pulmonar, aumento da capacidade respiratória e diminuição do risco de ataque cardíaco.

Faça a sua pré-inscrição

Grupo alimentação saudável

As modificações no estilo de vida são os primeiros passos para um melhor controle de determinadas patologias. Destinado aos clientes da Unimed Londrina que fazem parte do monitoramento de doenças crônicas, o grupo tem como objetivo orientar, sanar dúvidas, incentivar reflexão sobre a importância do cuidar-se, da alimentação saudável como prevenção de doenças, promover saúde através de condutas conscientes na escolha dos alimentos, proporcionar hábitos saudáveis, desmitificar crenças em relação a alimentação além de estimular a socialização e interação entre os participantes.

Mapa diabetes nutrição

O acometimento de muitas pessoas pelo diabetes, doença que é desconhecida por uma boa parcela de seus portadores, traz muitos transtornos. Quanto mais cedo o portador aprende a cuidar de sua patologia, mais retorno tem para manter o controle. Uma prevenção das complicações ao diabético é a recomendação de cuidar de três eixos: reeducação alimentar, o uso correto da medicação e a prática de atividade física.

Destinado aos clientes diabéticos da Unimed Londrina que fazem parte do gerenciamento de doenças crônicas, a educação em grupo busca alcançar a mudança de comportamento para o autocuidado, um ambiente de socialização entre as pessoas com a mesma doença compartilhando suas duvidas e anseios, dificuldades pessoais que atrapalham os clientes a viver uma vida mais saudável, com saúde e controle da doença. Nesse espaço de troca, são realizadas perguntas, apresentações de sugestões, relatos de experiências, esclarecimento de duvidas em relação ao diabetes e sua alimentação.

Grupo de convivência

Destinado aos clientes da Unimed Londrina que fazem parte do monitoramento de doenças crônicas, o grupo tem como objetivo a melhora da qualidade de vida. São realizadas atividades lúdicas e culturais, um espaço onde os participantes poderão interagir com outras pessoas, formar novos vínculos de amizade, resgatar a autonomia e melhorar a autoestima. Recomendado para que tem ansiedade e depressão, mas também para todos que buscam um espaço de socialização.

O grupo acontece 1 vez por semana, acontecendo as quintas-ferias.

Oficina de memória

A Oficina de Memória é voltada para os idosos e tem como objetivo desenvolver atividades voltadas para melhorar a integração social, estimular as funções da memória, a concentração, o raciocínio, atenção e consequentemente melhorar a qualidade de vida.

Com o passar dos anos os idosos vão deixando de receber estímulos, sentem dificuldade de sair da rotina, de se adaptarem às novas situações e se tornam mais vulneráveis a doenças crônicas e depressão. A proposta deste grupo é utilizar dinâmicas e técnicas para melhorar as habilidades cognitivas, autoestima, socialização e consequentemente a melhora na saúde do idoso.

Os exercícios são práticos, lúdicos, desafiadores e divertidos. Proporcionam a comunicação, a troca de experiências e o estímulo para mudarem a rotina.

As oficinas acontecem semanalmente e são compostas por oito encontros.

Mapa conversação de diabetes

O Mapa de Conversação em Diabetes é uma estratégia educativa criada pela Federação Internacional de Diabetes, desenvolvido a partir de apresentação lúdica e funciona como estímulo para que um grupo de pessoas evoque vivências e troque experiências entre si.

Nesta atividade são abordados os seguintes temas: Como o corpo funciona com o diabetes; medicamentos orais e automonitoramento glicêmico; cuidado com os pés, cada um dos quatro encontros com um Mapa diferente.

As ferramentas Educativas Mapa de Conversação trazem esses princípios e alavancam o aprendizado de qualidade. Elas também reforçam a importância de mudanças de comportamento, de assumir a responsabilidade e de estabelecer um objetivo como meio de melhorar os resultados.

Estes encontros permitem que as pessoas com diabetes revejam conceitos aplicados ao diabetes de forma ampla e adquiram amadurecimento proporcionado pela troca de vivências, com a orientação do profissional.


Publico alvo: Pacientes Unimed Londrina com diagnóstico de pré-diabetes e diabetes tipo I e tipo II.

Programa de Prevenção de Doenças Pulmonares Crônicas

A Doença Pulmonar Crônica Obstrutiva (DPCO) é um tipo de alteração nos pulmões que diminui a capacidade de oxigenação compromete a qualidade de vida. Compreende a bronquite crônica e o enfisema.

A causa mais comum é o tabagismo, responsável por mais de 85% dos casos. Os sintomas mais comuns são a tosse crônica e a falta de ar. No entanto, os primeiros estágios da doença podem ser assintomáticos.

Assim, é fundamental que o paciente se dedique a abandonar o hábito de fumar. Conheça o Programa de Cessação do Tabagismo desenvolvido especialmente para ajudar os clientes da Unimed Londrina interessados em parar de fumar.

Para proporcionar um acompanhamento regular aos pacientes portadores de DPOC, o Unimed Saúde oferece aos clientes da Unimed Londrina acompanhamento que auxilia na mudança de hábitos, na reabilitação e no resgate da qualidade de vida.

De caráter informativo e educativo, o programa é desenvolvido por meio de práticas terapêuticas, com uma equipe multidisciplinar, que proporcionam maior controle dos sintomas, melhora na realização de atividades simples diárias e contribui para a melhora da função pulmonar.

Não perca tempo para cuidar da sua saúde, ter saúde significa ter independência e viver melhor. A prevenção é o melhor caminho.

É ainda recomendável, que todos os portadores de DPOC sejam vacinados contra a gripe e contra o pneumococo, para evitar que a concomitância de processos infecciosos agrave o quadro respiratório. A Clínica de Vacinas da Unimed Londrina oferece as melhores soluções em imunização.



Localização

De fácil acesso e bem localizada

Av. Santos Dumont, 860 - Boa Vista - Londrina

Mais informações?

Entre em contato pelo

(43) 3375-6016