Loading…
teste

Filmes de secretária: 10 produções com atendentes como protagonistas

Para te ajudar a decidir o que assistir em casa, preparamos uma lista variada, com dez séries e filmes de secretária e de atendentes como personagens principais

A rotina de atendimento é bastante corrida. Desempenhar a função de atendente não é fácil, pois o bom funcionamento, seja de um consultório médico ou de um escritório, por exemplo, depende muito desse profissional. E quem vive o ofício no dia a dia sabe dos desafios! Na ficção, diversas produções já retrataram a profissão, tendo atendentes como personagens. Então, que tal conhecer alguns filmes de secretária, com protagonistas mulheres e também homens, exercendo o cargo de atendentes? Fizemos uma lista, com personagens atendentes de diversas áreas, para te ajudar a escolher e evitar perder tempo na hora definir o que assistir. Confira!

1. O Diabo Veste Prada

Começamos por um grande sucesso dos cinemas! O Diabo Veste Prada é um longa-metragem baseado em um livro com o mesmo nome. No filme, a atriz Anne Hathaway interpreta Andy, uma jornalista recém-formada, que começa a trabalhar como atendente em uma importante revista de moda. Como assistente pessoal de Miranda Priestly, vivida por Meryl Streep, a jovem passa a viver situações complicadas no trabalho, devido ao temperamento difícil da chefe. 

Ficha técnica

Direção: David Frankel

Ano: 2006

Duração: 109 minutos

Gênero: Comédia/Drama/Romance

2. A Proposta

Esta é uma comédia romântica estrelada por Sandra Bullock e Ryan Reynolds. A personagem de Sandra Bullock, Margaret Tate, é uma importante executiva de uma editora multinacional, e Andrew Paxton (Ryan Reynolds) é seu assistente, que também é escritor e almeja o cargo de editor-chefe na empresa. O enredo se desenvolve em torno da possível deportação de Margaret, que é canadense, para o seu país. Para conseguir o visto de permanência nos Estados Unidos e evitar que seja deportada, ela propõe que Andrew se case com ela, e ele, por sua vez, impõe algumas condições. 

Ficha técnica

Direção: Anne Fletcher

Ano: 2009

Duração: 108 minutos

Gênero: Comédia/Romance

3. O Plano Imperfeito

Mais uma comédia romântica para essa lista! Em O Plano Imperfeito, temos dois protagonistas que são atendentes de escritório. Com chefes extremamente exigentes, que atormentam suas vidas, Harper, interpretada por Zoey Deutch, e Charlie, vivido por Glen Powell, decidem unir os respectivos patrões, executivos de Manhattan. O plano ousado de juntá-los rende situações inusitadas para os dois jovens assistentes, que se sentem sugados pelo trabalho.

Ficha técnica

Direção: Claire Scanlon

Ano: 2018

Duração: 105 minutos

Gênero: Comédia/Romance

4. A Queda! As Últimas Horas de Hitler

Para dar uma variada nesta seleção, temos também uma opção para quem gosta de dramas e filmes de guerra. Esta produção trata sobre os últimos momentos de Hitler, tendo como personagem principal a secretária do ditador, Traudl Junge, com a atriz Alexandra Maria Lara no papel da assistente. A jovem começa a trabalhar para Hitler em 1942 e vê de perto o declínio do regime nazista, em 1945, narrando os últimos dias de vida dele e o fim do Terceiro Reich.

Ficha técnica

Direção: Oliver Hirschbiegel

Ano: 2008

Duração: 156 minutos

Gênero: Drama/Guerra

5. Uma Secretária de Futuro

Agora, um filme de secretária que não poderia faltar em uma lista como essa. A produção mais antiga de que falamos até aqui, Uma Secretária de Futuro tem como protagonista a atendente Tess McGill (Melanie Griffith), de origem humilde. Ela é uma profissional esforçada, que deseja crescer na carreira e se torna braço direito da executiva Katharine Parker (Sigourney Weaver). A rotina do trabalho é permeada por um relacionamento amoroso da personagem com Jack Trainer (Harrison Ford), um grande empresário, com quem ela estabelece também uma parceria profissional. 

Ficha técnica

Direção: Mike Nichols

Ano: 1988

Duração: 116 minutos

Gênero: Comédia/Drama/Romance

6. Erin Brockovich

Uma produção que rendeu um Oscar de Melhor Atriz para Julia Roberts. O filme, baseado em fatos reais, retrata a vida de Erin Brockovich (Julia Roberts), mãe de três filhos, que está passando por uma situação delicada. Ela começa a trabalhar como atendente em um escritório de advocacia e se depara com indícios de um grave crime ambiental na cidade e então começa a investigar, tendo em mãos um processo milionário. 

Ficha técnica

Direção: Steven Soderbergh

Ano: 2000

Duração: 112 minutos

Gênero: Drama/Biografia

7. Nossa Querida Freda - A Secretária dos Beatles

Assistentes também estão presentes no mundo da música. O documentário Nossa Querida Freda - A Secretária dos Beatles apresenta Freda, uma moça de 17 anos, que se torna a assistente de uma das maiores bandas de todos os tempo, os Beatles. Durante 11 anos, ela prestou seus serviços aos quatro integrantes do quarteto de Liverpool. Com o término da banda, ela pede demissão e, após cinquenta anos, relata como foram os momentos em que esteve ao lado de Paul, Ringo, George e John, do auge da beatlemania à ruptura do grupo, em 1970.

Ficha técnica:

Direção: Ryan White

Ano: 2013

Duração: 89 minutos

Gênero: Documentário

8. Suits

Fugindo dos longa-metragens, temos a primeira série da lista. Em Suits, a personagem que destacamos, embora não seja a protagonista, é Donna Paulsen (Sarah Rafferty), secretária executiva de um escritório de advocacia em Nova Iorque. A série mostra a rotina nesse ambiente e Donna, uma competente profissional, cujo chefe, Harvey Specter, é um dos protagonistas da trama, ela age como uma espécie de mediadora dos conflitos internos em um dos escritórios mais prestigiados da cidade.

Ficha técnica:

Direção: Aaron Korsh

Ano: 2011 - Atualmente (8 temporadas)

Duração: 42 minutos (aproximadamente)

Gênero: Drama Jurídico

9. The Office

Por último, trazemos mais uma série: The Office. Com um formato inusitado, de pseudodocumentário, nesta produção o destaque vai para duas personagens, Erin Hannon (Ellie Kemper) e Pam Beesly (Jenna Fischer). Pam começa a série como recepcionista da empresa de distribuição de papel e depois se torna parte da equipe de vendedores. Erin, então, entra como substituta de Pam, após um breve período em que um outro personagem, Kevin, assumiu o cargo e não foi muito bem. A série se passa em uma filial da empresa, que fica em Scranton, na Pensilvânia e expõe as diferenças e peculiaridades de cada funcionário de forma irreverente e divertida.

Ficha técnica

Direção: Ricky Gervais, Stephen Merchant e Ken Kwapis

Ano: 2005-2013 (9 temporadas)

Duração: 21 minutos (episódios normais)

Gênero: Comédia

Viu só como não faltam opções? Agora é só preparar a pipoca e escolher! Gostou das dicas? Já viu algum filme ou série da nossa lista? Conta para a gente o que achou, aqui nos comentários!

Leia também: Dicas de organização para a sua mesa de trabalho