Loading…
teste

Redobre a limpeza e higiene do local de trabalho durante a pandemia da covid-19

Quando as medidas de contenção do contágio da covid-19 em Londrina amenizarem, é necessário começar a planejar a retomada das atividades com segurança. Afinal, o vírus continuará circulando e infectando pessoas. Os cuidados com a higiene e limpeza  nos consultórios e clínicas devem ser redobrados a partir de agora. E, claro, lavar as mãos deve se tornar um hábito para a vida!

O alerta é feito pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) que recentemente editou um documento com orientações sobre esses cuidados, que devem ser adotados com rigor  tanto em nossas casas como no local de trabalho.

Isso por que, segundo o  documento,  estudos demonstram que o novo coronavírus pode sobreviver de duas a oito horas em alumínio, quatro dias em vidro, quatro  a cinco dias em papel, cinco  dias em plástico, dois  dias em madeira e oito horas em roupas.

Por isso, capriche na limpeza do seu espaço de trabalho, para sua segurança e também de  colegas, médicos  e pacientes.

A recomendação é que se atente para a limpeza constante de balcões, objetos e equipamentos expostos sobre esses móveis ou que entrem em contato com as pessoas  (como telefones, canetas, blocos de papel, teclados e monitores de computadores, maçanetas de portas, travas de janelas e  etc).

A orientação inclui ainda a adoção, se possível, apenas da varrição com umedecimento de pisos e áreas de circulação.  Além dos cuidados com a limpeza,  a orientação das autoridades sanitárias é de que se mantenha o ambiente ventilado, com janelas e portas abertas sempre que  possível.

Converse com seu médico e peça para que seja disponibilizado álcool em gel nas áreas comuns, bem como os  habituais e eficientes  água  e  sabão.

O uso de máscaras por toda  equipe deve ser mantido por enquanto no local de trabalho principalmente, uma vez que o atendimento ao público expõe ainda os profissionais. As máscaras faciais finas devem ser usadas apenas por um dia e no final da jornada devem ser descartadas no local de trabalho, seguindo as regras de descarte de materiais contaminados (clique aqui para saber como). Máscaras reutilizáveis devem ser lavadas todos os dias no trabalho e não devem ser levadas para as residências. Depois de removê-las, as mãos devem ser novamente lavadas com água e sabão. A máscara, para ser eficaz, deve encaixar-se no rosto e cobrir o nariz e a boca.

O documento  da ABES orienta também sobre os produtos  que podem ser utilizados na limpeza segura do ambiente de trabalho. As superfícies podem ser higienizadas, além do álcool em gel 70% e água e sabão, com soluções de desinfecção preparados com três produtos químicos facilmente encontrados no mercado, como:

- Hipoclorito de cálcio granular de 65% a 70%

- Hipoclorito de sódio de 8% a 10%

- Alvejante ou branqueador líquido à base de hipoclorito de sódio em concentrações de 3% a 5%