Loading…
teste

Dê mais cor e saúde ao seu prato

Além de servir como sustento, promovendo saciedade e fornecendo energia para o dia a dia, a alimentação deve ser usada como uma forma de buscar mais saúde e qualidade de vida.

Isso porque, por meio de uma boa alimentação, é possível prevenir e combater doenças, ter um bom desenvolvimento físico e manter o peso corporal adequado.

Dentre os principais benefícios da alimentação equilibrada, destacam-se sua capacidade de ajudar o sistema imunológico, de prevenir o envelhecimento precoce da pele, de reduzir o estresse e o cansaço e de aumentar a qualidade do sono, do humor e da memória.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), tudo que ingerimos pode afetar a capacidade do corpo de reagir contra diferentes infecções, além de ter influência sobre as chances de a pessoa desenvolver problemas de saúde no futuro, incluindo alguns tipos de câncer, obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

É fundamental contar com a ajuda de um profissional para entender a quantidade exata de alimentos que devemos ingerir e definir quais alimentos são esses, já que é preciso levar em consideração fatores como a idade e a quantidade de atividades físicas que a pessoa realiza.

Entretanto, existem algumas dicas gerais de como manter uma boa alimentação, com um prato colorido e rico em vitaminas e minerais.

Confira abaixo cinco dicas da Unimed Londrina para você mudar seu cardápio e ter uma vida mais saudável:

Tenha um cardápio variado
Consumir uma grande variedade de alimentos é essencial para conseguir fornecer ao corpo todos os nutrientes dos quais ele precisa para funcionar da melhor forma possível.

Corte a ingestão de açúcar
Responsável por aumentar o risco de ganho de peso prejudicial e de obesidade, o consumo excessivo de açúcar pode levar a diversos problemas de saúde crônicos.

Diminua o nível de sódio
O sódio é um dos principais vilões para a pressão arterial, considerado até um fator de risco para doenças cardíacas e derrames. Por isso, é essencial evitar alimentos e bebidas processados, que possuem uma quantidade excessiva de sódio.

Prefira carnes brancas
Aves e peixes geralmente têm menos gordura que a carne vermelha. Por isso, é importante dar preferência a esses alimentos, bem como limitar o consumo de carnes processadas.

Coma a salada primeiro
Ao iniciar sua refeição pela salada, você aproveita opções ricas em fibras, vitaminas e minerais, além de atingir a saciedade mais rapidamente, evitando comer além do que realmente precisa.

Com pequenas mudanças, é possível garantir um cardápio mais saudável, equilibrado e colorido, gerando muitos benefícios para a sua vida.

A Unimed Londrina oferece, por meio da Unimed Saúde, um grupo educativo sobre alimentação saudável. O programa é exclusivo para clientes Unimed Londrina que fazem parte do acompanhamento de doenças crônicas, com encontros semanais para a troca de experiências, discussões e momentos de interação e de conhecimento, visando auxiliar na mudança de hábitos. Clique aqui e saiba mais a respeito dos programas da Unimed Saúde.