Loading…
teste

O controle está em suas mãos: escolha uma vida sem vícios.

 

A maioria das pessoas tem consciência de que vícios como o tabagismo e o alcoolismo estão relacionados a diversos problemas, mas ainda há um grande desconhecimento acerca dos reais riscos dessas doenças.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabaco e o álcool estão entre os 20 maiores fatores de risco de saúde. Mas, além de estarem relacionados a diferentes doenças, o consumo excessivo de tabaco ou de bebidas alcoólicas pode desencadear uma série de distúrbios mentais e comportamentais, além de problemas ambientais, sociais e familiares.

Confira abaixo os principais problemas associados a cada um desses vícios.

Tabagismo
O fumo está diretamente relacionado a aproximadamente 50 enfermidades, sendo as principais:

- Vários tipos de câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia);
- Doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma e infecções respiratórias);
- Doenças cardiovasculares (angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral e tromboses);
- Catarata;
- Úlcera do aparelho digestivo;
- Osteoporose;
- Impotência sexual nos homens e infertilidade na mulher, além da menopausa precoce e complicações na gravidez.

Alcoolismo
A longo e médio prazo, o consumo abusivo do álcool causa diversas consequências, além de sociais e familiares, o uso nocivo do álcool está associado a mais de 200 tipos de agravos à saúde, sendo as principais

- Hepatite alcoólica;
- Cirrose;
- Doenças Cardíacas e Vasculares
- Gastrite;
- Transtornos mentais e comportamentais, tais como ansiedade e depressão;
- Aumenta o risco de alguns tipos de câncer (fígado, boca, garganta, esôfago, mama e laringe);
- Pancreatite;
- Desnutrição;


Os riscos são muitos, mas a solução é uma só: assumir o controle da situação e dizer não ao tabagismo e ao alcoolismo. Com a ajuda de familiares e amigos e o auxílio profissional especializado, é possível abandonar esses hábitos de uma vez por todas e viver com mais saúde, conforto e segurança.

Programas Unimed Saúde 


Com os programas da Unimed Saúde, você tem a ajuda necessária para superar esses vícios e garantir uma vida mais saudável. Fazem parte da lista de programas o Programa Livre do Tabaco e o Programa de Cessação do Alcoolismo, realizados por equipes multidisciplinares para clientes Unimed Londrina que desejam abandonar o cigarro ou o álcool.

Conheça as soluções da Unimed Saúde para uma vida livre de vícios. Clique aqui e saiba mais sobre os programas.

Podcast 

O terceiro episódio do podcast quer descobrir quando o consumo de álcool e/ou cigarro pode ser considerado um vício? A apresentadora Maika Martins recebe a psicóloga e coordenadora dos grupos de cessação do alcoolismo e tabagismo da Unimed Londrina, Marcela Lima, da psiquiatra e cooperada da Unimed Londrina, Dra. Fernanda Ilário, e do paciente da Unimed Saúde, Odivaldo Pecoraro.

Clique na imagem abaixo para ouvir o bate papo na íntegra.