Loading…
teste

Tudo começa na alimentação: como manter sua família longe da obesidade?

A obesidade é uma das doenças que mais causa problemas no mundo. De acordo com o IBGE, 41 milhões de brasileiros enfrentam esse problema que se agrava a cada ano. Justamente por conta desses números, é que muitas pessoas se perguntam como combater o excesso de peso nos dias atuais.

Primeiramente, é preciso caracterizar a obesidade. No geral, chamamos de obesidade o acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo.

Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro mais comumente utilizado é o Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC é calculado dividindo o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Uma pessoa está obesa quando o Índice de Massa Corporal (IMC) dela é de 30 ou mais.

Entre os diversos problemas que a obesidade traz para a saúde das pessoas, podemos citar:

- Diabetes

- Hipertensão

- Doenças cardíacas

- Doenças respiratórias

- Doenças ortopédicas

- Dores nas articulações

- Disfunções do fígado

- Colesterol alto

Mas, como mudar essa realidade? A verdade é que, em muitos casos, o problema da obesidade começa dentro de casa. Os hábitos familiares dizem muito sobre a saúde das pessoas que compõem aquele grupo.

Por exemplo, nesse sentido, os pais têm papel fundamental nessa luta, pois influenciam e decidem diretamente no que os filhos comem.

Então, uma família que se alimenta com cardápio equilibrado em todas as refeições, rico em frutas, legumes e verduras, estimula as crianças, desde os primeiros anos de vida, a entender como se alimentar corretamente é essencial. Com isso, o processo de educação alimentar é muito mais simples.

O seu estilo de vida também irá influenciar muito na saúde da família. É fundamental não ser sedentário, o ideal é incentivar a prática de esportes e brincadeiras que exijam movimentação e o desenvolvimento corporal. E vocês podem fazer isso em conjunto para tornar tudo ainda mais divertido.

Evite também o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarros. Ensine sempre que esses hábitos são prejudiciais para a saúde dos seus filhos. E, por fim, não deixe de frequentar um médico com constância. Seguindo essas dicas, você colabora com a saúde da sua família inteira.

Sobre a Unimed Londrina:

Para disseminar conhecimentos e permitir que cada vez mais pessoas optem por um estilo de vida saudável, a Unimed Saúde conta com programas educativos, incluindo um específico para a alimentação saudável.

Destinado aos clientes da Unimed Londrina que fazem parte do Acompanhamento de Doenças Crônicas, o Grupo de Alimentação Saudável tem como objetivo orientar, sanar dúvidas, incentivar a reflexão sobre a importância do cuidado e da alimentação saudável como prevenção de doenças, promover saúde por meio de condutas conscientes na escolha dos alimentos, proporcionar hábitos saudáveis, desmistificar crenças em relação à alimentação, além de estimular a socialização e interação entre os participantes.

Participe do grupo de Alimentação Saudável se inscrevendo no Programa de Acompanhamento de Doenças Crônicas.

Conheça mais programas educativos da Unimed Saúde.