Loading…
teste

Pele no verão: cuidados fundamentais que você precisa ter

Veja a importância de colocar algumas atitudes em prática no verão para aproveitar a estação com tranquilidade

Com a chegada do verão, é comum ficarmos mais expostos aos raios solares, afinal, fazemos mais atividades ao ar livre, não é mesmo? Entretanto, nessa época do ano o cuidado deve ser redobrado, principalmente com a pele, pois o sol acaba trazendo mais desidratação, além de envelhecimento precoce, queimaduras e o risco de desenvolvimento de câncer de pele.

Pensando nessa questão tão delicada, separamos nesse post alguns cuidados fundamentais que você precisa ter com a sua pele para aproveitar a estação mais quente do ano com tranquilidade e não colocar a saúde em risco. Continue a leitura e fique atento às dicas!

Use roupas e acessórios para se proteger

Para as atividades ao ar livre, apostar em chapéus e roupas de algodão é uma boa alternativa para se proteger do sol. Não se esqueça também dos óculos de sol, que são fundamentais para proteção dos olhos. É importante que a exposição ao sol seja evitada entre as 10 e 16 horas, pois esse é o período de maior intensidade dos raios solares, podendo causar mais danos à pele.

Use muito filtro solar

O filtro solar é indispensável para te proteger do sol. Na hora da escolha, é preciso que você considere um produto que te proteja contra os raios UVA, UVB E INFRAVERMELHO. Não se esqueça de ficar atento ao fator, pois ele é o responsável pelo tempo que a pele levará para ficar vermelha quando exposta ao sol. Produtos que apresentam fator 30 são os mais recomendados para o uso diário e para a exposição prolongada ao sol.

Atenção! É indispensável passar o protetor solar em todas as partes do corpo que estejam expostas, aplicando, no mínimo, 15 minutos antes da exposição e reaplicando a cada duas horas.

Beba bastante água

A hidratação do corpo deve ocorrer por dentro também. Por isso, jamais se esqueça de beber bastante líquido, o que faz muito bem à pele. Devido às altas temperaturas, a desidratação acaba sendo recorrente, por isso a ingestão de líquidos deve aumentar nesta época do ano. Beba, no mínimo, dois litros de água diariamente. Sucos de frutas e água de coco também são boas opções.

Alimentação também é importante

Existem alguns alimentos que podem ajudar na prevenção dos danos que o sol  causa na pele. Os carotenos são substâncias que proporcionam ação antioxidante na pele, estando presentes em alimentos alaranjados ou vermelhos. Cenoura, beterraba ou maçã, são bons exemplos de alimentos que contêm a vitamina. Além disso, manter uma alimentação saudável no verão com carnes grelhadas, legumes e frutas ricas em água e fibras, por exemplo, garante maior hidratação do corpo e evita possíveis doenças ou envelhecimento.

Gostou de todas as dicas? Está preparado (a) para curtir o verão de forma saudável? Conte-nos nos comentários!

Leia também: Uso da tecnologia: até que ponto ele é benéfico?