Loading…
teste

5 conselhos para ser mais presente na infância dos seus filhos

Para o desenvolvimento físico e mental das crianças, é preciso que os pais marquem presença na infância dos seus filhos. Veja abaixo cinco dicas para cultivar boas lembranças e novos hábitos na rotina de sua família

A maioria das boas memórias surgem no período da infância. Basta  pensar nas risadas, correrias e brincadeiras de rua, quando todos voltavam para casa após a bola cair  na casa do vizinho... E essas memórias marcam a vida das crianças.

Dessa forma, é bom refletir sobre quanto tempo você se dedica à construção de lembranças afetivas na vida de seus filhos. E, como a nossa rotina diária é intensa, aliada a deveres de casa e trabalho, está cada vez mais difícil dedicar tempo para dar a devida atenção às crianças. Com isso, há situações em que pais compensem a ausência de tempo, com presentes e atitudes permissivas.

Um estudo publicado recentemente no periódico científico Preventive Medicine Reports, sugere que crianças de até dois anos que passam mais de uma hora por dia  em frente a smartphones, tablets e computadores têm maiores chances de desenvolver algum problema de saúde mental, como ansiedade e depressão. Este hábito também pode afetar o comportamento das  crianças, como redução no autocontrole, na estabilidade emocional e na curiosidade.

É necessário uma reflexão sobre os hábitos familiares para aproveitar melhor o tempo, com o objetivo de promover a reconexão com as crianças. Para isso, a Unimed Londrina reuniu cinco conselhos para que você se aproxime mais da vida dos seus filhos e esteja mais presente em seus projetos de vida, confira:

1- Presença se compensa com presença

Não tente compensar a falta de tempo ou a perda de um compromisso escolar com presentes, pois isso passará a mensagem que o produto vale muito mais que a presença. Caso você perca uma ocasião especial, comunique seu filho que vocês estarão juntos em outro compromisso. Mas claro, cumprir a palavra combinada é essencial. 

2- Demonstre que os ama 

Encha-os de carinho, elogios, beijos e abraços, aliás atitudes que demonstram amor irão afetá-los de forma positiva e ficarão guardadas em suas memórias afetivas. Isso faz também com que você se sinta mais próximo de seus filhos e, consequentemente, eles saberão que seus pais são um porto seguro. 

3- Evite distrações tecnológicas

Às vezes, preferimos gravar imagens ao invés de aproveitar momentos com os  nossos filhos. Evite ficar o tempo todo no celular, pois isso faz com que você se distancie de certas pautas familiares. Policie o que o seu filho acessa na internet, limite  o tempo de uso dos dispositivos eletrônicos e filtre os conteúdos inadequados. Isso mostra que você zela pela segurança dos seus filhos.

4- Se interesse pelas suas ideias

Muitas vezes, as crianças não acreditam no potencial que possuem. E, sem o apoio de pessoas próximas, principalmente dos pais, elas crescem  e se tornam adultos com baixa confiança em si mesmos. Evite tratar com desdém, mas também não exagere nos elogios. Demonstre que você é um suporte e sempre tenha interesse pelas coisas que ela mostra - isso faz com que a criança veja que sempre poderá contar com você quando precisar. 

5- Faça programas em família

É importante reservar um tempo de qualidade para curtir com a família reunida. O programa pode ser ir ao parque, ao cinema, jantar juntos ou assistir alguma série. Além disso, você pode apostar em passatempos, com brincadeiras simples e saudáveis que tornam os momentos em família muito mais divertidos. 

Leia mais: O papel dos pais na alimentação dos filhos


Comentários