Loading…
teste

Fevereiro marrom: dicas para a prevenção do câncer

Confira algumas atitudes importantes para manter o corpo saudável e prevenir o desenvolvimento de câncer

O câncer corresponde ao crescimento desenfreado de células que podem ser bastante agressivas e invadem tecidos e órgãos do corpo humano. Esse é o nome dado ao grupo de mais de 100 doenças. Segundo a Estimativa 2018 da Incidência de Câncer no Brasil, apresentada pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), para o biênio 2018-2019 no Brasil, espera-se que ocorram 600 mil novos casos de câncer em cada ano.

Esse é um número bastante assustador, entretanto, existem atitudes para a prevenção do câncer que envolvem boas práticas e cuidados com a saúde de modo que as chances do desenvolvimento da doença seja reduzido. Nesse texto, especial do Fevereiro Marrom de combate ao câncer da Unimed Londrina, apresentamos algumas dessas atitudes, para você colocar em prática e manter a sua saúde. Confira!

Alimente-se bem

Ter uma alimentação saudável é algo que sempre falamos e nesse caso não é diferente. O ideal aqui, é que você consuma bastante frutas, legumes, verduras, cereais integrais e prefira carnes brancas, por exemplo. Esses alimentos ajudam a manter a sua saúde em dia. Os produtos industrializados, enlatados, embutidos, gordurosos, prontos para o consumo e adoçados, devem ser evitados ao máximo. Tenha uma alimentação saudável, saborosa e com enorme variedade de alimentos.

Pratique atividade física e mantenha um peso adequado

Ter uma vida ativa é fundamental para se manter bem . Entretanto, é essencial que você pratique alguma atividade física que realmente goste e sinta prazer. Você pode optar por dança, caminhada, ginástica, musculação, funcional ou outras atividades que já estão inseridas em seu dia a dia e aproveitá-las para colocar o corpo em movimento.  Levar o cachorro para passear, preferir escadas no lugar do elevador e ir trabalhar alguns dias da semana à pé ou de bicicleta também são hábitos que podem ser adotados

O principal ponto aqui, é que você se sinta confortável na prática do exercício. A partir disso e aliado à uma boa alimentação, você  terá mais facilidade para manter um peso corporal adequado, outro ponto essencial para prevenir o desenvolvimento de câncer.

Atenção! Não  esqueça de passar pelo seu médico antes de realizar qualquer atividade física e contar com a ajuda de um profissional para executar os exercícios corretamente.

Passe longe do cigarro

O ato de não fumar previne o desenvolvimento de câncer em diversos órgãos do corpo, como pulmão, laringe, faringe, entre outros. O cigarro libera mais de 4 mil substâncias tóxicas e cancerígenas, prejudicando também as pessoas que inalam a sua fumaça, o chamado fumante passivo. Evite essa atitude, cuide da sua saúde e do meio ambiente.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas

O consumo de qualquer quantidade de bebida alcoólica contribui para o desenvolvimento de câncer, principalmente de estiver associado ao fumo. Evitar esse consumo é essencial para manter o corpo saudável, uma vez que o álcool está relacionado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer e outras doenças.  Apenas em 2016, mais de três milhões de pessoas morreram devido ao consumo e efeitos do álcool, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Não fique exposto ao sol em horários de maior intensidade

É preciso evitar a exposição solar entre  10h e 16h. Esse é o período de maior intensidade dos raios solares,  e aumenta as chances de desenvolvimento do câncer de pele. O ideal é que você use muito protetor solar e acessórios para se manter protegido.

Confira a entrevista com o especialista em oncologia clínica, Dr. Bruno Scardazzi Pozzi e saiba mais sobre o Câncer de Pele. Veja também alguns cuidados essenciais que você precisa ter com a sua pele no verão!

Faça todos os exames necessários

Seja homem ou mulher, é fundamental fazer todos os exames necessários regularmente, principalmente para o Câncer de Mama, de colo de útero e de Próstata. O tratamento do câncer se torna mais fácil e efetivo quando é descoberto no início. Por isso, realize todos os exames e se sentir algum sintoma, não hesite hesite em buscar ajuda médica rapidamente.

Tome todas as vacinas corretamente

Esteja com a sua carteira de vacinação em dia! Tome todas as vacinas necessárias e mantenha o seu corpo protegido até mesmo para o desenvolvimento de câncer. Por exemplo, a vacina HPV previne o câncer do colo do útero e a vacina da hepatite B, previne o câncer no fígado. Estar atento à isso é indispensável. Clique aqui e saiba mais sobre a Clínica de Vacinas da Unimed Londrina!

Gostou de todas as dicas? Deixe a sua opinião nos comentários!

Leia também: Uso da tecnologia: até que ponto ele é benéfico?


Comentários