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3 hábitos essenciais para controlar a diabetes

Manter a doença controlada é fundamental para que os seus efeitos não interfiram no dia a dia e não ocasionem complicações

A diabetes é uma doença que corresponde à diminuição da produção de insulina no corpo ou, a incapacidade de exercer a sua função corretamente. A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, responsável pela entrada da glicose nas células do organismo para proporcionar energia. A partir do momento que a insulina não é produzida ou não trabalha da forma que deve, há o aumento da glicose no sangue, ocorrendo, dessa forma, a conhecida diabetes.

A doença apresenta diversos tipos. Os dois mais comuns são a tipo 1, que é quando o pâncreas não produz insulina suficiente e a tipo 2, quando o organismo apresenta resistência à insulina ou a diminuição da secreção da mesma. Além desses, ainda há a diabetes:

- Tipo Gestacional: se desenvolve em mulheres grávidas.

- Pré-diabetes: fatores que podem levar ao desenvolvimento da doença.

De uma forma geral, os principais sintomas que a doença apresenta são:

- Muita vontade de urinar;

- Muita sede;

- Machucados que demoram para cicatrizar;

- Cansaço;

- Fome excessiva;

- Alteração visual;

- Má circulação.

Manter a diabetes controlada é indispensável para que os seus efeitos não interfiram nas atividades cotidianas ou gerem complicações como a hiperglicemia (excesso de glicose no sangue) e hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue). Para garantir o seu controle, existem alguns hábitos importantes que permitem até mesmo a prevenção da doença. Continue a leitura do texto e confira 3 desses hábitos!

1- Consuma mais fibras

Os alimentos ricos em fibras contribuem para que haja uma diminuição na absorção da glicose, evitando grande concentração na corrente sanguínea, além de ajudar no processo digestivo. A substância é comumente encontrada em frutas, leguminosas, hortaliças, cereais, farelos e grãos. Manter, diariamente, uma alimentação equilibrada e rica em fibras, respeitando os mesmos horários para a refeição, é um passo importante para o controle da doença.

2- Beba bastante água

Consumir bastante água, todos os dias, é fundamental e deve fazer parte da sua rotina. A atitude contribui para a purificação do sangue e eliminação de todo o excesso de glicose pela urina. Lembre-se de consumir, no mínimo, dois litros de água por dia.

3- Pratique atividade física e controle o peso

A prática de atividade física é outro hábito essencial que precisa estar presente no dia a dia. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e também o peso, outro fator importante para evitar altos índices de glicose no sangue. Afinal, a gordura abdominal é uma das responsáveis pelo desenvolvimento da diabetes.

Atenção! A atividade física deve estar de acordo com a situação da doença. Neste caso, a consulta com o médico é essencial para determinar qual será o melhor exercício para o momento.

Além dessas atitudes, é preciso estar atento e medir a glicose frequentemente para evitar possíveis complicações. A consulta médica é indispensável para conhecer melhor a doença e fazer o devido acompanhamento.

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