Loading…
teste

Como começar a correr? Confira 5 dicas de corrida para iniciantes

Começar a correr pode trazer diversos benefícios para a saúde. A corrida possibilita a prevenção de doenças como a depressão e problemas cardiovasculares. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é de pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica por semana para adultos. E uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes. 

No entanto, o exercício requer alguns cuidados básicos para otimizar os benefícios e reduzir os riscos de lesões e outros eventuais problemas. 

Confira neste artigo, 5 dicas de corrida para iniciantes

1. Realize um check-up médico antes de começar a correr 

Antes de praticar corrida, procure um médico para realizar um check-up e analisar a existência de contraindicações. Caso exista algum histórico de dor nas articulações, também é importante buscar um ortopedista para realizar uma avaliação. 

Um especialista, como um profissional de Educação Física, também pode passar algumas dicas técnicas de corrida para diminuir os impactos e correr com menos esforço e por mais tempo. 

2. Comece a correr aos poucos 

O ideal da corrida para iniciantes é começar aos poucos, ou seja, comece com caminhadas para que o corpo se acostume com os movimentos. 

Em seguida, comece a intercalar caminhada com corrida. Os períodos de caminhada podem ser longos com pequenos períodos de corrida. Com isso, você vai adaptando o seu condicionamento físico para correr. 

3. Escolha um lugar adequado 

Não comece a correr em trilhas ou em terrenos irregulares. Escolher o lugar certo para correr é de extrema importância para um bom aproveitamento da atividade física.

Se possível, escolha um lugar mais arejado e com terreno mais regular. Tome cuidado para não se expor excessivamente ao sol e lembre-se de manter uma boa hidratação. 

4. Mantenha-se constante mas não exagere 

Para quem está começando, o ideal é correr duas vezes por semana para evitar lesões e desgaste físico. 

É importante treinar e praticar para aumentar o fôlego e melhorar a resistência no desempenho do exercício. 

Fortalecer a musculatura também ajuda a diminuir o risco de lesão. 

5. Use um tênis específico para corrida 

Está em dúvida de como se preparar para corrida? Escolha um tênis esportivo específico para corrida e que esteja em bom estado de uso. O calçado ideal é outro elemento que ajuda a evitar lesões e desgastes. 

Seguir uma alimentação saudável, ter uma boa noite de sono, se alongar e respeitar seus limites também devem ser levados a sério na hora de praticar corrida. 

Corridas Unimed Londrina 

Agora que você já sabe como começar a correr, coloque as dicas em prática para futuramente participar das corridas da Unimed Londrina

As corridas acontecem todos os anos em prol da saúde e qualidade de vida da população londrinense.

Atente-se às redes sociais para saber quando terá corrida, principalmente no Instagram da Unimed Londrina

Clique abaixo e confira no vídeo um pouco do que acontece nas nossas corridas da Unimed e inspire-se para participar: