Loading…
teste

5 atitudes essenciais para manter a saúde bucal

A má higienização bucal pode ocasionar o desenvolvimento de diversas doenças; saiba como manter o sorriso saudável

Todo mundo gosta de ter um sorriso bonito e saudável, não é mesmo? Isso nos proporciona uma sensação de bem-estar deliciosa. Entretanto, para que isso se torne constante, o cuidado com a saúde bucal é algo que precisa estar presente na rotina de todas as pessoas, afinal, um sorriso agradável requer muita atenção.

Mas não é somente para ter um sorriso bonito que os cuidados bucais são indispensáveis. Uma boa higienização pode evitar, principalmente, o surgimento de doenças na região, como a conhecida Cárie, a Gengivite, a Afta, a Halitose, a Candidíase Oral, a Placa Bacteriana e Lesões Bucais. Essas são algumas doenças causadas, sobretudo, pela má higienização.

Em março, a Unimed Londrina trabalha a importância da Saúde Bucal no projeto Calendário da Saúde e, por isso, separamos aqui cinco cuidados essenciais que precisam fazer parte da rotina de todos para manter a saúde bucal em dia,  prevenir-se de doenças e distribuir sorrisos completamente saudáveis! Confira!

1- Use fio dental

O fio dental, muitas vezes, é esquecido durante a escovação, um erro gravíssimo. Ele é indispensável para retirar todos os resíduos que se acumulam entre os dentes, aqueles que a escova não alcança. Sem o uso do fio dental, os resíduos alimentares se acumulam, o que provoca inflamações nas gengivas, chamadas gengivites. O ideal é utilizá-lo em conjunto com a escovação, sempre que for necessário.

2- Faça a escovação corretamente

A escovação dos dentes precisa ser feita da maneira correta. Recomenda-se uma escova com as cerdas macias, evitando utilizar força excessiva durante a escovação. O ideal é fazer movimentos circulares e leves para que todos os cantos sejam bem limpos. Lembre-se também de escovar a língua, para evitar a formação de mau hálito. Para uma escovação ainda mais eficiente, opte por um creme dental com flúor, o que contribui para a prevenção de cáries.

3- Cuidado com os doces

Não é somente na infância que os cuidados com os doces devem ser redobrados. Na fase adulta também é preciso atenção com o consumo exagerado de doces, principalmente quando o assunto é a saúde bucal. Os doces contribuem para o desenvolvimento de cáries, além de destruírem o esmalte do dente. O ideal é escovar os dentes logo após qualquer refeição, sobretudo depois de comer doce.  

4- Alimente-se bem

Aquilo o que comemos está completamente relacionado à saúde bucal. O consumo de alimentos industrializados e com muito açúcar (como já citado acima), é completamente prejudicial. Assim, manter uma alimentação saudável, repleta de legumes, verduras, frutas, grãos e fibras é essencial. Além disso, alimentos ricos em cálcio tornam os dentes mais fortes e evitam a perda óssea. Alguns desses alimentos são: leite, tofu, feijão, quiabo, ameixa, peixe, entre outros.

5- Visite o seu dentista regularmente

Se você não tem o costume de visitar um dentista regularmente, precisa mudar esse hábito logo. É importante que essas visitas ocorram, no mínimo, de seis em seis meses. Esse também deve ser o período para a realização de limpeza para a proteção e garantia da saúde. Essa atitude evita o surgimento de doenças que podem se tornar mais graves se não tiverem o tratamento adequado e no tempo certo.

A boa saúde bucal desde a infância

Todos os cuidados citados anteriormente também valem para as crianças, com algumas observações, como: utilizar o fio dental somente a partir dos quatro anos e não utilizar produto com flúor em crianças menores de dois anos. Para que os cuidados sejam ainda mais eficientes, é importante consultar o odontopediatra e seguir as recomendações necessárias.

Apesar disso, ensinar as crianças e estimulá-las a ter uma boa higienização bucal é crucial para evitar maus hábitos, cáries e outras doenças. O incentivo e o bom exemplo farão com que elas levem os ensinamentos para o resto da vida.

Desde 2016, a Unimed Londrina desenvolve o Projeto Saúde Bucal. A ação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Londrina, atende crianças da rede municipal de educação com informações e acompanhamento da saúde bucal dos alunos.

A gerente de Sustentabilidade, Fabianne Piojetti, conta que a Secretaria Municipal de Educação indica uma escola por ano para receber o Projeto Saúde Bucal. “Na escola, levamos o dentista e fazemos palestra sobre a escovação, em parceria com a Unimed Odonto. Na sequência, distribuímos um kit composto por escova, fio e creme dental, em parceria com a DentalClean e fazemos uma atividade prática de escovação”, completou.

Fabianne ainda explica o formato de atendimento do projeto. “A cada três meses, nós vamos à escola, passamos novamente as orientações às crianças e trocamos o kit. No final do projeto, fazemos o comparativo da escovação antes de chegarmos lá”, disse.

Segundo Fabianne, realizar o projeto é muito satisfatório, pois é possível observar o desenvolvimento das crianças a cada visita do projeto. Neste ano, a escola indicada pela Secretaria Municipal de Educação é a Escola Municipal Nina Gardemann, localizada no Jardim Tókio, região oeste de Londrina. A primeira visita da equipe de Sustentabilidade na está marcada para o dia 20 de março, mês que é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal.

Gostou de todas as dicas? Deixe a sua opinião nos comentários!

Leia também: 3 hábitos essenciais para controlar a diabetes


Comentários