Loading…
teste

Café da manhã: conheça os melhores alimentos para um dia cheio de energia

Saiba o que comer na primeira refeição do dia, para garantir um dia produtivo e uma alimentação mais saudável

Mesmo sendo a principal refeição do dia, o café da manhã ainda é bastante negligenciado por grande parte das pessoas. Algumas abrem mão da refeição por uns minutinhos a mais de sono ou, na pressa, não se atentam ao que consomem logo pela manhã. No entanto, para um dia produtivo e cheio de energia, é fundamental se alimentar corretamente antes de iniciar as atividades! Por isso, veja algumas opções que não podem faltar na sua mesa de café da manhã.

Cereais

Fonte de fibras, vitaminas e diversos outros nutrientes, os cereais devem ser consumidos diariamente para uma alimentação equilibrada. No café da manhã, experimente inserir granola, aveia, chia ou linhaça. Esses alimentos dão a sensação de saciedade, o que ajuda a evitar o consumo de  comidas mais gordurosas ou açúcares até a hora do almoço. Iogurte natural e frutas são ótimos acompanhamentos e você também pode usar os cereais como ingredientes para preparar tortas, bolos e vitaminas.

Frutas

As frutas são essenciais na dieta de qualquer pessoa, pois trazem inúmeros benefícios que já conhecemos, não é mesmo? Consumi-las logo pela manhã, na primeira refeição, depois de um longo período em jejum, é um hábito extremamente saudável. O ideal é variar as frutas, já que cada uma possui tipos diferentes de vitaminas das quais o organismo necessita, além de fibras, minerais e antioxidantes. Frutas como abacate, banana, manga e caqui são energéticas e é importante ingeri-las frescas. Sucos naturais, vitaminas e smoothies (fruta pura batida, sem água) podem ser alternativas interessantes, caso você queira inovar na hora de servir.

Oleaginosas

Castanhas, nozes e amêndoas podem complementar a refeição. Esse grupo de alimentos é rico em gorduras boas, os chamados ômegas, que trazem a sensação de saciedade, ajudam a estabilizar os níveis de colesterol e auxiliam o organismo a utilizar a gordura como fonte de energia. Além disso, as oleaginosas possuem substâncias que ajudam na prevenção de muitas doenças e no fortalecimento do sistema imunológico.

Podem ser consumidas in natura e também usadas para preparar leites vegetais. Para quem não consome leite de vaca ou tem intolerância à lactose, o leite de amêndoas ou de castanha, por exemplo, pode ser um excelente substituto.  

Pão Integral

Há quem não abra mão de um pãozinho pela manhã. O pão francês tradicional, apesar de muito consumido pelos brasileiros, deve ser evitado devido ao seu alto índice glicêmico. Isso quer dizer que a velocidade da digestão e a entrada do açúcar nas células é maior, fazendo com que a sensação de saciedade dure menos tempo. Sendo assim, optar pelo pão integral é mais saudável. Além de fornecer os carboidratos necessários no café da manhã, o pão integral é rico em fibras e  contém vitaminas do complexo B, que são muito importantes para o metabolismo, de maneira geral. Porém, vale lembrar que você não precisa nem deve se prender ao pão. Uma boa forma de substituir esse alimento é com o mingau de aveia, por exemplo.

Conclusão

Com todos estes alimentos no cardápio, após o café da manhã, você terá energia suficiente para começar o dia. E essa é só uma amostra de que é possível ousar mais no café da manhã, sem ficar apenas no cafezinho e pão francês. Uma vitamina com leite, fruta e cereal; iogurte com fruta e cereal; fruta, oleaginosas e queijo branco; mingau de aveia, fruta, pão com ovo; fruta e omelete ou ovo mexido; fruta com cereal e café, todas estas combinações simples completam um café da manhã muito saudável e energético.

Não se esqueça que consumir uma fonte de proteína como ovos, iogurtes e queijo brancos também é recomendado, para manter o organismo saciado. Além da alimentação adequada, busque praticar exercícios físicos matinais. Assim, sua saúde e bem-estar estarão garantidos!

Agora, conta para a gente nos comentários: o que não pode faltar no seu café da manhã?

Leia também: 5 alimentos energéticos que aumentam a disposição