Loading…
teste

Confira 4 receitas de pizzas saudáveis

Para não sair da dieta e comer sem culpa, preparamos 4 dicas de pizzas saudáveis  que você pode preparar em casa; veja mais

Manter uma alimentação balanceada deve ser uma preocupação de quem deseja ter a saúde sempre em dia. Para isso recomenda-se consumir sempre alimentos saudáveis, incluir na alimentação diária frutas, legumes e verdura e evitar comidas gordurosas e ultraprocessadas, ricas em sal e açúcar. Porém, de vez em quando, pode bater a vontade de saborear algum alimento da lista dos “proibidos”, como uma bela pizza por exemplo. Pensando nisso, para que você possa acrescentar a pizza ao seu cardápio e comer sem culpa, separamos  receitas de pizzas saudáveis. Veja!

Pizza de berinjela

Que tal mini pizzas para o lanche? Com esta receita, a massa tradicional, cheia de carboidratos, é substituída por um ingrediente delicioso e muito saudável: a berinjela. 

Você vai precisar de:1 berinjela;

- 1 cebola pequena;

- 1 tomate;

- 1 xícara de molho de tomate;

- Sal e pimenta a gosto;

- Azeite a gosto;

- Orégano a gosto;

- 1 xícara de muçarela (ou outro queijo a gosto);

- 1/2 xícara de cream cheese ou requeijão cremoso light.

Como preparar:

Corte a berinjela em rodelas grossas, com aproximadamente 2 cm de espessura. Utilize o sal e a pimenta para temperar as fatias e coloque na geladeira por aproximadamente meia hora, até que o líquido comece a escorrer. Corte a cebola e o tomate em pedacinhos bem pequenos, tempere e reserve.

Como montar:

Utilize uma assadeira coberta com papel manteiga ou um refratário untado com azeite. Retire as berinjelas da geladeira e descarte o líquido. No refratário ou assadeira, disponha as fatias de berinjela uma ao lado da outra. Coloque molho de tomate em cada fatia, em seguida, tomate e cebola picados, queijo mussarela e o cream cheese ou requeijão. Pré-aqueça o forno e leve para assar por aproximadamente 20 minutos. Ao retirar, jogue o orégano por cima das mini pizzas e regue um fio de azeite. Depois, é só servir. 

Pizza integral de rúcula e tomate seco

Nesta também, mais uma vez, investimos em uma massa que seja menos calórica. A pizza integral é muito nutritiva e pode ser feita de diversas formas, incorporando ingredientes variados. A nossa dica é esta, que leva linhaça e chia, que são alimentos ricos em minerais, vitaminas e fibras.

Você vai precisar de:

- 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral;

- 1 colher de sopa de margarina light;

- 1 colher de sopa de chia em grãos;

- 1 colher de sopa de linhaça marrom;

- 1 xícara de chá de água morna;

- 15 g de fermento biológico seco;

- Sal a gosto.

Para o recheio:

- 1 xícara (chá) de molho de tomate;

- 200 g de requeijão;

- 200 g de tomate seco bem escorrido;

- 1 maço pequeno de rúcula;

- Sal, orégano e azeite.

Como preparar:

Na água morna e com sal, dilua o fermento. Vá juntando os outros ingredientes um a um. Depois, sove a massa, amassando-a até que fique com uma textura macia e fácil de abrir. Abra a massa e a coloque em uma forma redonda untada com azeite. Deixe pré-assar no forno por 10 minutos e retire para adicionar o recheio. Coloque os ingredientes do recheio nesta ordem: molho de tomate, requeijão e tomate seco, sal e orégano a gosto. Leve de volta ao forno até que a massa fique crocante. Retire e cubra com folhas de rúcula inteiras ou grosseiramente picadas, regue com azeite e está pronto para servir!

Pizza de quinoa

Outro ingrediente que pode ser incluído para deixar a pizza mais saudável é a quinoa. É fonte de ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, vitaminas do B e fibras. Agora, vamos à receita!

Você vai precisar de:

- 1 xícara (chá) de quinoa branca (deixar de molho com antecedência por 2 horas);

- 50 ml de água para bater a quinoa;

- ½ abobrinha cortada em rodelas finas;

- 1 colher (sopa) de óleo de coco;

- 1 colher (café) sal;

- 1 colher (café) de bicarbonato de sódio;

- 1 colher (chá) de cremor de tártaro;

- 50 g de queijo branco tipo minas;

- 50 g de ricota light;

- 1 xícara (chá) de molho de tomate;

- Orégano e manjericão fresco a gosto.

Como preparar:

Após escorrer a água da quinoa, coloque-a no liquidificador, junto com a água, o óleo de coco, sal,  bicarbonato e o cremor de tártaro. Bata todos os ingredientes até que fique uma massa homogênea. Em uma forma forrada com papel manteiga, disponha a massa e leve ao forno por 20 minutos. Tire do forno e retire também o papel manteiga, para acrescentar o recheio. Primeiro coloque o molho de tomate, em seguida, os queijos e a abobrinha e, por cima,  as folhas de orégano e manjericão fresco. Retorne ao forno já quente por mais 10 minutos. Retire e sirva!

Pizza Fit com massa de brócolis

A última sugestão é a Pizza Fit com massa de brócolis, receita ganhadora da segunda edição do Concurso de Receitas Unimed Londrina. A massa de brócolis faz toda a diferença nesta pizza!

Você vai precisar de:

- 1 brócolis picado;

- 2 ovos;

- 1/3 de xícara de queijo parmesão;

- 1/4 de xícara de queijo mussarela;

- Sal a gosto;

- Pimenta do reino a gosto;

- 1 xícara de molho de tomate caseiro temperado;

- Salsinha desidratada a gosto.

Como preparar:

Cozinhe o brócolis até que ele amoleça. Utilize um processador de alimentos ou o liquidificador para triturar. Bata os ovos e misture com o brócolis, o sal, pimenta e os queijos, mexa bem e, em seguida, com as mãos, amasse para formar a massa. Em uma forma untada com manteiga, abra a massa e leve ao forno para pré-assar por aproximadamente 8 a 10 minutos. Retire do forno, passe o molho, coloque o recheio e asse novamente por mais 15 minutos ou até que doure. Após levar ao forno novamente, retire e sirva. 

Viu como é fácil manter uma alimentação equilibrada, comendo pizzas saudáveis?! Então, que tal baixar a nossa revista: Receitas saudáveis e deliciosas para o seu dia a dia? Clique aqui e faça o download gratuito!

Agora, conta para a gente aqui nos comentários qual receita você irá preparar primeiro? 

Leia também: 4 doces saudáveis e deliciosos para comer sem culpa