Loading…
teste

Cuidados para ter antes do treino na academia

É preciso se atentar à alguns pontos para não prejudicar a atividade ou a saúde

Os treinos nas academias são comumente conhecidos e muito populares, não é mesmo? Entre as vantagens dos treinos de força, podemos destacar, por exemplo: a melhora na postura, no sono e auto estima, assim como a redução de riscos de doenças, o que contribui para uma vida mais saudável e uma boa saúde.

Contudo, alguns cuidados são fundamentais e precisam ser colocados em prática, todos os dias antes de realizar o treino, para não prejudicar o bom desenvolvimento da atividade ou a saúde. Por esse motivo, separamos aqui alguns cuidados fundamentais para você ter antes de ir fazer o treino de todo dia. Vamos lá?

Alimente-se bem

É fundamental ter uma boa alimentação antes do treino, pois, treinar em jejum pode ser prejudicial e até gerar mal-estar como tonturas ou também desmaios. Uma boa alimentação, equilibrada, rica em nutrientes e vitaminas, proporciona mais ânimo à atividade e te deixa com mais força, permitindo resultados melhores.

Mas, atenção! Cada pessoa possui padrões de digestão diferentes e, por isso, a alimentação varia, assim como a atividade a ser praticada. Para solucionar esse ponto, é indispensável consultar um nutricionista para verificar qual é a alimentação adequada á você.

Hidrate o seu corpo

Treinar com o corpo desidratado também é perigoso. Um corpo bem hidratado proporciona um treino mais saudável, trazendo também melhores resultados. Para isso, o ideal é beber antes do treino, de 250 a 500ml de água. Não se esqueça também de manter a hidratação do corpo durante o treino e também após o treino.

Use roupa adequada

Antes de ir para o treino, atente-se à roupa. É fundamental usar uma roupa que seja confortável e adequada, assim como os sapatos, para não colocar a saúde em risco e prejudicar o treino. As roupas devem ser leves e o calçado deve ser próprio, para que as articulações, pé, tornozelo e joelho não sejam afetados.

Aqueça antes do treino

O aquecimento antes do treino é primordial. Essa é uma etapa que ajuda a evitar lesões e até mesmo cãibras durante o treino, preparando o corpo para as atividades que serão praticadas. Por esse motivo, faça 10 minutos de atividade aeróbica, seja esteira, bicicleta, antes de iniciar o treino de musculação.

aquecer antes do treino

Atenção!

Se você nunca praticou algum treino em uma academia, alguns outros cuidados são cruciais e devem ser tomados para a primeira vez como, por exemplo:

- Fazer uma avaliação cardiológica;

- Fazer uma avaliação com um ortopedista;

- Consultar um profissional de nutrição;

- Ter o acompanhamento de um profissional para que o treino seja adequado ao seu corpo.

Já toma algum desses cuidados antes do treino na academia? Conte para nós nos comentários!

Leia também: Alongamentos para diminuir a tensão no trabalho