Loading…
teste

5 cuidados importantes com crianças no inverno

Pele ressecada, doenças respiratórias e tosse são alguns dos males causados no inverno; o cuidado deve ser maior com as crianças durante esse período

Com a época mais fria do ano, os cuidados devem ser redobrados, principalmente com as crianças. Como no inverno a vulnerabilidade é maior para doenças respiratórias e pele ressecada, por exemplo, além do fato das crianças serem mais sensíveis por não terem as defesas totalmente fortalecidas, é fundamental estar em alerta.

Pensando nessa situação delicada, elaboramos esse texto para vocês, papais, com 5 cuidados importantes para ter com as crianças no inverno. Todo cuidado é fundamental para manter os pequenos protegidos, não é mesmo? Então, vamos lá?

1 - Banho

Para que o banheiro fique bem aquecido para a criança, deixe o chuveiro ligado por um tempo para vaporizar o ambiente. Isso evita o choque térmico entre a água e a pele do pequeno, além de proporcionar uma sensação mais agradável. Se você tiver um aquecedor, melhor ainda.

O horário do banho depende da disponibilidade, contudo, os melhores períodos são os que não sejam muito frios, como o início ou meio da tarde. A água também deve estar morna, em torno dos 37º e o banho deve ser rápido. Para a criança não passar frio, enrole-a após o banho em uma toalha aquecida por ferro ou secador.

banho criança inverno

2 - Passeios

Em caso de recém-nascidos, é fundamental evitar lugares com muitas pessoas quando estiver com o seu filho ou filha, pelo menos até os dois primeiros meses. Mas isso também vale para crianças de qualquer idade. Como no inverno o tempo fica mais seco e as pessoas ficam mais em ambientes fechados, as chances de proliferação de microorganismos é bem maior. Sair com a criança após o banho também não é uma boa opção, viu?

3- Hidratação

Durante o inverno, é muito comum a pele da criança ficar ressecada devido ao contato direto com o ar gelado e seco, o que provoca a desidratação cutânea. Para reverter essa situação, é importante não exagerar na temperatura do banho da criança e passar hidratantes e óleos no pequeno.

Além disso, não é porque o tempo está frio que não é necessário bebermos água. Como nessa estação acabamos esquecendo mais de tomar água, é fundamental incentivar a criança a manter o corpo sempre hidratado.

4 - Humidificador

Para evitar a tosse e o nariz ressecado devido ao tempo seco que o inverno causa, aposte em um umidificador. Deixe o aparelho ligado entre 2 a 3 horas no quarto da crianças todas as noites. Isso permitirá um ar úmido e evitará os males causados durante frio.

5 - Mãos

A criança deve estar sempre lavando a mão, pois essa é a forma mais comum de pegar algum vírus, como o resfriado. O ideal é que a criança lave toda a mão, assim como as costas e entre os dedos. Tente fazer com que o pequeno lave as mãos várias vezes por dia, ou pelo menos, antes das refeições e após usar o banheiro.

lavar mãos criança inverno

Tem alguma outra dica de cuidados com as crianças no inverno? Conte para nós nos comentários!

Leia também: Conheça os mitos e verdades sobre o frio