Loading…
teste

Conheça os mitos e verdades sobre o frio

Esclareça as suas dúvidas para manter o corpo saudável durante a estação mais fria do ano

Durante o frio, principalmente quando ele é mais intenso, muitas pessoas acabam tendo dúvidas sobre as reações corporais que ocorrem durante a estação mais fria do ano e o que é realmente importante ou não fazer para manter a saúde do corpo, não é mesmo?

Diante dessa situação, separamos para esse post 5 mitos e verdades sobre o frio, para você esclarecer de uma vez por todas algumas dúvidas que muitas vezes, geram confusão e acabam prejudicando a saúde durante a estação.

Sentimos mais fome durante o frio?

VERDADE! Durante o frio, há um aumento de consumo de energia, pelo fato da temperatura ambiente ser menor e o nosso corpo trabalhar mais para se manter aquecido. Dessa forma, nessa época do ano, precisamos de mais nutrientes para repor a energia perdida. É por esse motivo que acabamos sentindo mais fome durante a estação. Contudo, mesmo nesse período, é fundamental manter uma dieta balanceada e sem exageros, para garantir ao organismo todos os nutrientes necessários.

A desidratação é menor no frio?

MITO! Por mais que produzimos menos suor durante o inverno, há um aumento na produção de urina. Com isso, a necessidade de beber bastante água continua durante o período, para que os tecidos mantenham-se hidratados e os órgãos funcionando corretamente.

Além disso, a sensação de sede é bem menor durante o inverno, por isso acabamos bebendo menos água. Logo, o ideal na estação é permanecer a ingestão de dois a três litros de água por dia.

A queda de cabelo aumenta no frio?

VERDADE! Geralmente, nessa época do ano, costumamos não dar muita atenção aos cabelos. Por causa do frio, acabamos lavando bem menos os cabelos e, com isso, há um acúmulo de gordura e oleosidade. Ainda, não realizar os tratamentos capilares necessários no salão acaba também deixando o cabelo ressecado e, tudo isso resulta em quedas.

Outro fator que contribui para a queda durante o frio é que, ao lavar o cabelo, geralmente há uma demora de três a quatro dias para que ele seque totalmente na estação. Essa umidade faz criar a seborreia (inflamação cutânea) que tapa os folículos capilares e gera mais queda.

Pode ficar sem usar protetor no frio?

MITO! Usar o protetor solar diariamente é indispensável, mesmo que o tempo esteja nublado, pois os raios ultravioleta ocorre independente da estação do ano e podem causar os mesmos danos. Além disso, a aplicação não deve ser feita apenas no rosto, mas também nos braços, mãos e colo.

As dores musculares aumentam?

VERDADE! Pessoas que sofrem com dores musculares crônicas ou artrite tendem a sofrer mais nessa época do ano. Isso ocorre por causa da constrição vascular, mais precisamente, o estreitamento dos vasos sanguíneos que prejudica a circulação do sangue. Ainda, o frio provoca uma tensão muscular, em que acabamos ficando mais encolhidos, contribuindo para as dores.

As dores musculares e também câimbras podem ser causadas por desidratação e também pelo pouco consumo de alimentos ricos em potássio como banana, abacate e alho, por exemplo. Por isso, a alimentação é fundamental, assim como o alongamento, para evitar a contração do músculo. Não se esqueça também de praticar exercícios físicos e alongar antes para evitar alguma lesão.

mitos e verdades frio

Gostou do texto? Deixe a sua opinião nos comentários!

Leia também: Alimentos diuréticos: conheça os seus benefícios