Loading…
teste

Infecção urinária: saiba como se prevenir desse mal

Confira as principais causas, a prevenção e o tratamento para a infeção urinária

Se você é mulher, provavelmente já teve um quadro de infecção urinária ou presenciou esse problema na família. Isso porque as mulheres estão bem mais suscetíveis à cistite, como é chamada a infecção que atinge a bexiga. Apesar do líquido da bexiga ser livre de bactérias, os micro-organismos do intestino podem se infiltrar pelo canal da urina e alcançar a bexiga, processo que culmina na infecção.

Causas

Na maioria dos casos de infecção urinária, a causa é a bactéria Escherichia coli, essa está presente naturalmente na flora intestinal, mas pode desencadear problemas se atingir a uretra. Como a mulher tem uma anatomia diferente do homem, está mais propensa às ocorrências de infecção. Por esse motivo, o ideal é que após usar o banheiro, ela realize a higiene sempre com cuidado, limpando de uma forma que não leve as bactérias para a uretra. Apesar de prevenir o problema, ninguém está livre de ter uma ocorrência de infecção, mesmo tomando o máximo de cuidado.

Além da propensão e erro na higiene, outros fatores de risco podem favorecer a infecção, tais como o cálculo renal, a constipação intestinal, o diabetes e o hábito de segurar o xixi. Esse ato, aliás, deve ser evitado. O motivo é que com a bexiga cheia as bactérias encontram condições perfeitas para a proliferação. Quando você urina é como se estivesse limpando o canal, prevenindo o surgimento da infecção.

Outros fatores de risco são a obesidade e a menopausa. O primeiro tem relação indireta, o que pode acontecer é o excesso de peso dificultar a higiene na região íntima. Apesar disso, exagerar na limpeza também não é correto, já que assim você pode expulsar até as bactérias que auxiliam na proteção. Já a menopausa interfere por causa do declínio de estrogênio nessa fase. Com isso, o trato urinário se modifica e fica mais suscetível ao ataque das bactérias. A idade também pode influenciar, pois a resistência ao ataque das bactérias diminui, facilitando o aparecimento dos sintomas.

Os principais sintomas que indicam a infecção urinária são:

- Dor e ardência ao urinar;

- Sensação de bexiga cheia, mesmo após ir ao banheiro;

- Dor ou pressão nas costas ou no baixo abdômen;

- Presença de sangue na urina e cheiro desagradável;

- Sensação de cansaço ou febre.

Tratamentos

Para combater a infecção são usados antibióticos, que devem ser tomados até o fim da receita, mesmo que no meio do tratamento você sinta que os sintomas já foram embora. Para os casos de dor, o médico receitará analgésicos que vão amenizar o desconforto. Também é importante beber muita água para auxiliar na eliminação dos micro-organismos.

Lembre-se que é essencial evitar a automedicação. O uso de antibióticos errados leva a uma resistência desses micro-organismos, fazendo com que o controle deles fique cada vez mais difícil. Por causar o mesmo efeito, interromper o medicamento antes do tempo previsto também não é recomendado.

Prevenção

Se não tratada, a cistite pode desencadear doenças mais graves, como a infecção crônica dos rins, chamada de Pielonefrite; e a Sepse, uma complicação que pode ser fatal. Por isso, a prevenção é sempre o melhor caminho. O primeiro passo é beber bastante água, dessa maneira você irá urinar com mais frequência, e essa é uma boa forma de limpar o trato urinário e evitar que a bactéria chegue à bexiga.

Outra recomendação é fazer xixi após a relação sexual, isso porque o ato facilita o ataque das bactérias. Aliás, como já dito antes, segurar a vontade de ir ao banheiro não deve ser uma opção. Além disso, depois de ir no banheiro, o ideal é realizar a limpeza usando o papel higiênico no sentido de frente para trás, e não ao contrário. Dessa forma, evita-se que as bactérias avancem até a região da uretra, de onde sai a urina.

Você já teve uma ou mais ocorrências de infecção urinária? Conte-nos comentários como evita o problema.

Leia também: 6 tendências em atividade física que vão te conquistar