Loading…
teste

Fevereiro marrom: alguns hábitos para se prevenir do câncer

O diagnóstico de câncer costuma assustar muitos pacientes, mas se engana quem pensa que essa doença não tem cura ou prevenção. Para isso, é necessário manter alguns hábitos saudáveis. 

Para alertar a população da importância de um diagnóstico precoce e de como realizar a prevenção do câncer, existe o movimento Fevereiro Marrom. Neste texto, vamos explicar mais sobre o assunto.  

O que é o Câncer? 

A doença corresponde ao crescimento desenfreado de células que podem ser bastante agressivas e invadem tecidos e órgãos do corpo humano. Câncer é o nome dado ao grupo de mais de 100 doenças e pode ocorrer em diversos lugares do corpo. 

Segundo a Estimativa 2018 da Incidência de Câncer no Brasil, apresentada pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), para o biênio 2018-2019 no Brasil, espera-se que ocorram 600 mil novos casos de câncer a cada ano.

Apesar dessa previsão um pouco assustadora, existem atitudes para a prevenção do câncer que envolvem boas práticas e cuidados com a saúde para que as chances de ter a doença diminuam ou, se for o caso, até mesmo para passar pelo tratamento de forma saudável. 

Tenha uma dieta saudável 

Uma boa saúde começa com uma boa alimentação. Por isso, para a prevenção do câncer, é importante que frutas, legumes, verduras, cereais integrais e carnes brancas façam parte da sua dieta. 

Pratique exercícios físicos regularmente 

Uma vida ativa é fundamental para manter-se bem. Por isso, nunca dispense algumas horas por semana para praticar o seu exercício físico preferido. Pode ser dança, caminhada, ginástica, musculação, funcional.. tanto faz. O importante é que coloque o seu corpo em movimento. 

A partir disso e aliado a uma boa alimentação, você terá mais facilidade para manter um peso corporal adequado, outro ponto essencial para prevenir o desenvolvimento de câncer.

Evite hábitos ruins para o corpo 

Já conversamos sobre dois hábitos que são importantes para o seu dia a dia. Agora, vamos falar sobre alguns que é bom você evitar. 

O primeiro é fumar. O cigarro libera mais de 4 mil substâncias tóxicas e cancerígenas, prejudicando também as pessoas que inalam a sua fumaça, o chamado fumante passivo. Evite essa atitude, cuide da sua saúde e do meio ambiente.

O consumo de qualquer bebida alcoólica também contribui para o desenvolvimento de câncer. Evitar esse consumo é essencial para manter o corpo saudável, uma vez que o álcool está relacionado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer e outras doenças.  

Evite também o consumo de produtos industrializados, enlatados, embutidos e gordurosos. Esses alimentos costumam trazer uma sobra de energia calórica e pouca nutrição, o que colabora para efeitos de inflamação no sistema digestivo e, consequentemente, facilita o aparecimento do câncer. 

Vá ao médico constantemente 

Para completar os hábitos que ajudam na prevenção do câncer, é fundamental ir ao médico regularmente e fazer exames regularmente. O tratamento do câncer torna-se mais fácil e efetivo quando é descoberto no início. Por isso, realize todos os exames e se sentir algum sintoma, não hesite hesite em buscar ajuda médica rapidamente.

Além disso, não deixe de dar atenção a sua carteira de vacinação. Tome todas as vacinas necessárias e mantenha o seu corpo protegido até mesmo contra o desenvolvimento de câncer.

Tem outros bons hábitos para indicar? Deixe o seu comentário para a gente. 

Antes de ir, leia esses textos também: 

Clínica de Vacinas oferece desconto nas imunizações de Tríplices Viral e Bacteriana

Rotina de exercícios: a importância de adotar o movimento em sua vida