Loading…
teste

Pele no inverno: 5 cuidados fundamentais

Algumas atitudes são indispensáveis para manter a pele hidratada e saudável durante a estação

Com a chegada do inverno, é normal a umidade do ar ficar mais baixa, com temperaturas mais frias. Contudo, esses fatores acabam sendo prejudiciais à saúde da pele tanto do rosto, quanto do corpo, pois, há uma diminuição na transpiração corporal.

Além disso, nessa época, tomamos mais banhos quentes, o que provoca uma remoção da oleosidade natural da pele e uma diminuição do manto hidrolipídico, que retém a umidade. Dessa forma, a pele no inverno, acaba ficando com aspecto esbranquiçado, o que indica uma desnaturação de proteínas, além de ficar sem o seu brilho natural, ou seja, nada saudável.

Contudo, para reverter essa situação desagradável, algumas atitudes importantes devem ser tomadas para a garantir a saúde da pele. Pensando nisso, separamos aqui nesse texto, 5 cuidados fundamentais para você ter no inverno. Vamos lá?

Tenha uma alimentação adequada

Uma alimentação adequada, que seja equilibrada e saudável, é fundamental para manter a pele mais saudável durante o inverno. Para isso, é importante comer muitos legumes, hortaliças e também frutas, pois, esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais, capazes de neutralizar os radicais livres e prevenir o envelhecimento.

As frutas, que são ricas em vitamina C como a laranja, o morango ou a cereja, por exemplo, também são ótimas para a estação, assim como vegetais, indispensáveis no cardápio do inverno. Aqui, podemos destacar o brócolis e a cenoura como exemplos.

Outro alimento que é importante ser adicionado à alimentação no inverno, é a soja. O grão é rico em isoflavonas, uma substância que evita o ressecamento da pele e melhora a elasticidade. As castanhas, nozes e amêndoas também são importantes por serem ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, capazes de manter a pele mais saudável e bonita.

pele inverno alimentação adequada

Não se esqueça de beber água

No inverno, é comum diminuirmos a ingestão de água. Contudo, isso é um erro gravíssimo. É indispensável manter a ingestão de água em boas quantidades para que a pele e o organismo fiquem sempre hidratados, garantindo mais maciez e elasticidade à pele.

O ideal é bebermos no mínimo dois litros de água por dia, mas, para quem tem dificuldade em ingerir água principalmente no inverno, uma boa alternativa são os chás claros ou também de frutas. Aqui, é importante dividir os dois litros em água e chás.

Evite banhos quentes e demorados

Com o tempo mais frio, acabamos tomando banhos mais quentes e demorados, não é mesmo? Contudo, isso também é um erro. Banho muito quente e longo faz com que o manto hidrolipídico fique irritado, o que deixa a pele ressecada e com aspecto craquelado. Para evitar essa situação, o ideal é tomar banhos mornos e mais rápidos, assim como evitar o uso excessivo de buchas. Opte também pelos sabonetes glicerinados.

pele inverno banho demorado

Lembre-se de usar protetor solar diariamente

No inverno, também é preciso usar protetor solar diariamente, pois, mesmo em dias nublados, ainda há radiação solar. O protetor solar é importante porque, além de proteger, evita sinais na pele. Ao escolher o protetor solar, opte por um que possua proteção contra os raios UVB (que causam queimaduras) e contra os raios UVA (que causam o envelhecimento precoce e propiciam o surgimento de câncer de pele).

Passe hidratante em todo o corpo

Para manter a pele de todo o corpo ainda mais hidratada durante o inverno, lembre-se de usar bastante hidratante. O ideal, é passar o creme logo após sair do banho - ainda no banheiro -, pois, o vapor que fica ajuda bastante na penetração do creme, garantindo uma pele mais hidratada.

pele inverno hidratação

Além de todas as dicas de cuidados apresentadas acima, é importante destacar que, para pessoas que possuem pele muito oleosa, o ideal é evitar o uso de hidratante comum no rosto, optando  por produtos com oil free para aplicação nas áreas de maior oleosidade, conforme aponta a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Ainda, não se esqueça dos lábios, que tendem também a ficar muito ressecados durante o inverno. Para isso, use hidratantes específicos, com o objetivo de evitar rachaduras na região.

Gostou de todas as dicas apresentadas no texto? Não se esqueça de deixar a sua opinião nos comentários!

Leia também: Conheça os mitos e verdades sobre o frio


Comentários