Loading…
teste

Novembro é azul mas o homem deve se cuidar o ano todo!

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens; saiba mais  

A próstata é uma glândula presente exclusivamente no corpo masculino, e é responsável por parte da produção do sêmen, o líquido que protege os espermatozoides e é liberado na ejaculação. O tumor presente nessa glândula, o chamado Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o Câncer de Pele não-melanoma.

Essa doença, que se torna mais recorrente após os 50 anos de idade, não apresenta uma causa específica, mas alguns fatores suspeitos podem estar ligados ao seu desenvolvimento, como: fatores hormonais e genéticos, alimentação inadequada e condições do ambiente. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a estimativa de novos casos em 2018 ficou em 68.220.

Os principais sintomas da doença

O câncer de próstata, em sua fase inicial, evolui de forma silenciosa e, muitas vezes, sem apresentar algum de seus sintomas. Geralmente, nesta fase, o sinal aparente no homem é a dificuldade de urinar, muito comum nos problemas benignos que envolvem a próstata, o que acaba dificultando a identificação da doença.

Em uma fase mais avançada do câncer, é possível identificar os sintomas urinários (urina escura; dificuldade, vontade frequente e dor ao urinar) e também dor ao ejacular. Em fase extremamente avançada, a insuficiência renal, dor óssea e infecção generalizada, são os sintomas mais comuns e agravantes.

Como prevenir a doença

Ter uma vida saudável é excelente atitude para ajudar na prevenção do câncer de próstata. Diante disso, é essencial que você:

- Tenha uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes, verduras, cereais e grãos;

- Evite o consumo excessivo de gorduras e bebidas alcoólicas;

- Pratique atividade física regularmente;

- Mantenha o peso;

- Fique longe do cigarro e de quem fuma.

Rastreamento do Câncer de Próstata

A partir dos 50 anos, todos os homens devem procurar um urologista uma vez ao ano. Se já houver casos de câncer de próstata na família ou se o paciente for de raça negra, é importante procurar o médico antes, aos 45 anos.

O INCA não recomenda que exames preventivos como toque e Prostate Specific Antigen (PSA) sejam realizados sem a indicação de um profissional. Por isso, é importante buscar um urologista e, juntos, discutir qual a melhor atitude para o seu caso.

Ainda tem alguma dúvida sobre o Novembro Azul? Conte-nos nos comentários!

Leia também: Pressão alta: conheça atitudes para prevenir esse mal


Comentários