Loading…
teste

Saiba como o estresse pode interferir em sua vida

Quando a situação se torna grave, pode ocasionar diversos problemas à saúde

As pessoas têm tido um acúmulo de atividades muito grande. As tarefas que cada um tem que realizar todos os dias como: trabalho, cuidar da casa, filhos, faculdade, academia, dieta, compras, contas para pagar, etc, podem gerar uma sobrecarregada, em que a pessoa não consegue cumprir tudo o que precisa.

Toda essa quantidade de atividades para fazer no dia a dia gera muito estresse, podendo afetar completamente a vida e a saúde. E se você está passando por isso, é preciso ter atenção!

O que é estresse?

O estresse configura-se como uma reação natural do organismo à um estímulo, como um preparo à alguma situação de enfrentamento ou luta. Pode ser positivo, aquele que estimula, sendo considerado até certo ponto normal, ou negativo, aquele que se entende que há uma ameaça.

Quando passamos por situações estressantes como no trabalho, casamento, a busca por um novo emprego, dívidas, situação traumática, medos ou baixa autoestima por exemplo, o nosso organismo libera hormônios como adrenalina e cortisol, que vão para o cérebro, musculatura e pressão sanguínea, para que estejamos preparados à essas situações.

Contudo, quando o estresse chega a um nível elevado e corriqueiro, torna-se um problema. Nos casos de muito estresse, é possível sentir o coração acelerado, dor de estômago ou fadiga, por exemplo, o que é bastante preocupante e precisa de atenção.

Nessa situação, o hipotálamo (estrutura cerebral muito pequena que controla a temperatura do corpo, a sensação de fome, sede sono e o comportamento sexual), manda uma mensagem a hipófise (responsável pelo funcionamento de outras glândulas), que aciona a glândula suprarrenal, produzindo mais cortisol (hormônio do estresse) e adrenalina. Tudo isso para deixar o corpo em alerta.

Tipos de estresse

O estresse ocorre de diferentes maneiras, resultando em diferentes tipos. São eles:

Agudo: O mais corriqueiro, é a reação isolada diante de algum novo desafio, podendo ser considerado saudável.

Agudo episódico: É quando o estresse agudo começa a ocorrer com mais frequência, ocasionando crises nervosas.

Crônico: Esse é o estresse que nunca desaparece, que dura por muito tempo.

Pós-traumático: O estresse causado pela dificuldade em se recuperar de alguma situação traumática vivida ou exposição.

Principais sintomas

Vários sintomas cognitivos, físicos e emocionais podem ser percebidos com o estresse. Confira alguns deles:

Cognitivos: Problemas de memória e para se concentrar, preocupação excessiva, agitação, pessimismo.

Físicos: Náuseas; taquicardia, dor de cabeça, diarreia, dores no peito, dor de estômago, disfunção intestinal, cansaço, etc.

Emocionais: Alteração no humor, dificuldade para relaxar, sobrecarga, muita irritação, etc.

Problemas à saúde

Quando o estresse passa do limite considerado normal ao corpo humano, ele pode causar diversos problemas à saúde (até graves). Confira alguns:

- Hipertensão;

- Diabetes do tipo 2;

- Herpes (na pessoa que já tem o vírus);

- Alterações na tireoide;

- Obesidade;

- Irregularidade menstrual;

- Problemas na pele (acne, espinha, oleosidade, psoríase ou vitiligo);

- Problemas gastrointestinais;

- Doenças cardíacas, etc.

Como prevenir

Existem algumas formas eficazes de prevenir e até mesmo controlar o estresse causado por diversas situações que vivemos no dia a dia. Primeiramente, é preciso diminuir a sobrecarga de tantas atividades e pensar na qualidade de vida. Para isso, manter-se organizado é uma excelente alternativa, dedicando tempo ao trabalho como também às atividades de lazer que são prazerosas à você.

Manter-se relaxado também é uma boa opção. Faça coisas que realmente gosta, como ler um bom livro ou ouvir as músicas que adora. Utilize também técnicas de relaxamento e respiração e claro, faça todos os dias algo que realmente dê prazer. Manter-se próximo às pessoas que ama, também é uma boa solução.

Aliado à tudo isso, uma alimentação balanceada e de qualidade juntamente com a prática de atividade física para ajudar a eliminar toda a pressão e estresse que te consome, também são essenciais.

E o seu estresse, está muito elevado? O que tem feito para controlá-lo?

Leia também: Alimentos diuréticos: conheça os seus benefícios


Comentários