Loading…
teste

Aplicativos para exercícios físicos: quais cuidados tomar?

Você utiliza aplicativos para fazer atividades físicas? Saiba utilizar a tecnologia ao seu favor para uma vida saudável e ativa

A tecnologia está presente em todos os aspectos da vida moderna. Devido a popularização dos smartphones, vários hábitos foram transformados, facilitando a vida das pessoas de diversas maneiras. Com a prática de atividades físicas não foi diferente. Os aplicativos de celular desenvolvidos para auxiliar a realização de exercícios rapidamente se difundiram, contribuindo para uma vida mais ativa e para a saída do sedentarismo Porém, apesar dos benefícios destes programas, é preciso ficar atento a alguns cuidados na hora de incorporá-los à sua rotina de exercícios. Por isso, preparamos algumas dicas para que você possa usar aplicativos para atividades físicas de forma saudável!

Auxílio profissional é essencial

Antes de  iniciar qualquer tipo de treinamento, é importante procurar a ajuda de um profissional. Somente um educador físico ou outro especialista da área será capaz de orientar os exercícios mais adequados para você e a frequência necessária, Portanto, antes de instalar qualquer aplicativo, busque orientação com profissionais.

Lembre-se que cada organismo é diferente

Os aplicativos para atividades físicas são direcionados a todas as pessoas, sem reconhecer as características individuais de cada uma. Logo, para realizar qualquer atividade proposta por estes programas, é fundamental ter em mente que cada organismo é único. Então, saiba que os resultados podem ser diferentes do esperado para você e adapte isso à sua realidade. 

Atente-se aos níveis de dificuldade dos exercícios

Como mencionado no tópico acima, o ideal é que, mesmo usando algum programa de exercícios no seu smartphone, você sempre adeque a sua rotina de atividades ao seu condicionamento. Alguns aplicativos oferecem planos de atividades de diferentes graus de dificuldade, para que os usuários evoluam ao longo da prática. Iniciantes devem começar pelos níveis mais simples e ir avançando, conforme o corpo se habitua à prática de exercícios. 

Respeite seus limites

Independentemente de utilizar ou não os aplicativos, para qualquer pessoa que faça atividade física, é imprescindível conhecer e respeitar os limites do próprio corpo. Fazer exercícios que forçam de alguma forma pode levar a lesões e outros problemas. Por isso, é preciso sempre tomar alguns cuidados antes do treino, como preparar os músculos fazendo exercícios de alongamento e aquecimento, para que o corpo se mantenha condicionado para a atividade. Com estas dicas, dá para aproveitar os benefícios e a praticidade que a tecnologia oferece também na prática de exercícios físicos. Gostou do artigo? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários!

Leia também: Cuidados para ter antes do treino na academia


Comentários