Loading…
teste

5 atitudes essenciais para garantir o bem-estar no trabalho

Saiba como tornar o ambiente e a rotina de trabalho mais agradável com cinco atitudes muito simples

Grande parte das pessoas passa o maior período do dia no trabalho. É no ambiente laboral que realizamos diversas atividades que podem afetar o nosso bem-estar, mesmo sem percebermos. Pensando nisso, listamos cinco atitudes capazes de tornar o expediente mais agradável e deixar  a rotina de trabalho mais leve!

1. Postura adequada

Para quem trabalha em escritório e passa muito tempo sentado em frente ao computador, a postura deve ser uma das principais preocupações. Sentar-se na posição adequada é essencial para evitar eventuais problemas na coluna e dores nas costas. 

A postura correta consiste em manter as costas eretas, com os ombros alinhados e inclinados levemente para trás. As pernas devem permanecer apoiadas no chão, ligeiramente afastadas e não se deve cruzá-las. O mesmo vale para os braços, que também necessitam de apoio e devem ser posicionados em um ângulo em torno de 90º. 

O equipamento de trabalho precisa garantir condições para manter a posição recomendada. O monitor deve estar a uma altura que possibilite a visualização em linha reta, sem que seja necessário olhar de cima para baixo. Teclado e mouse sempre na altura dos cotovelos, para evitar dobrar as mãos. E, claro, é fundamental que a cadeira seja confortável, com encosto para os braços e costas e, para facilitar a movimentação pelo ambiente, possuir pés com rodinhas.

2. Iluminação

Outro fator que influencia muito no ambiente de trabalho é a iluminação. Em lugares com grandes equipes, é possível que haja discordâncias em relação a quais luzes ficam acesas ou apagadas, já que algumas pessoas são mais sensíveis à luz que outras. No entanto, é extremamente importante entrar em um consenso, que agrade e torne o espaço bom para todos. 

O ideal é que a iluminação seja bem distribuída, para que não haja pontos com reflexos ou sombras que possam ser incômodos. É preciso também ajustar o brilho de tela dos monitores, para não cansar  a visão. 

3. Alimentação

Geralmente o almoço é a única refeição que as pessoas fazem no decorrer do expediente. Porém, durante o dia, é necessário se alimentar nos intervalos entre as refeições, seguindo a recomendação de sempre comer de três em três horas. Para manter a disposição ao longo do dia, comece tomando um café da manhã completo. No meio da manhã, faça um lanche leve para ter energia até a hora do almoço. Frutas, sanduíches naturais e barrinhas de cereais são ótimas opções de lanche para comer no trabalho e manter uma alimentação equilibrada.

4. Pausas

Pausas para descansar também são essenciais para garantir a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Além de ajudar a aliviar o estresse, fazer pausas ainda pode estimular a produtividade e a criatividade. Após muitas horas seguidas executando as mesmas tarefas, a mente fica saturada e se torna mais difícil se concentrar, o que pode afetar negativamente o resultado do trabalho. A recomendação é de que, no mínimo, a cada 50 minutos trabalhados, uma pausa de 10 minutos seja realizada. Durante esse tempo de pausa, diversas atividades podem ser desenvolvidas, como ginástica laboral, alongamentos, técnicas de respiração, entre outras, que também ajudam a retomar o ritmo e a disposição para o trabalho.

5. Organização

Uma mesa de trabalho bem organizada torna as tarefas do dia a dia muito mais fáceis. Estando cada coisa em seu devido lugar, fica muito mais fácil encontrar papéis e objetos usados com frequência. Então, a dica é sempre manter a organização no ambiente de trabalho e, assim, evitar situações de estresse, garantindo conforto e limpeza no local! Isso vale para o ambiente em si,  e para as tarefas, aplicando a organização também ao próprio fluxo de trabalho. 

Colocando em prática estas orientações, o trabalho, com certeza, poderá se tornar muito mais prazeroso e saudável. Para saber mais, baixe o nosso Guia do Bem-estar no Trabalho!

Gostou das dicas? Conte nos comentários o que você tem feito para garantir o bem-estar no trabalho!

Leia também: Transporte sustentável: 3 formas de ir ao trabalho sem prejudicar o meio ambiente