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5 dicas para vencer o frio e não deixar de treinar no inverno

Na época mais fria do ano, saiba como driblar a preguiça e manter o foco para treinar no inverno

Quando a estação mais fria do ano chega, muitas pessoas sentem maior dificuldade  em continuar a rotina de exercícios físicos. Treinar no inverno é uma tarefa que exige muita determinação para vencer o frio, não é mesmo?

Por isso, separamos algumas dicas para você enfrentar a preguiça e movimentar o corpo, mesmo com as baixas temperaturas durante o inverno.

Escolha um horário adequado

Um dos maiores desafios nos dias frios é se levantar da cama. Pela manhã o termômetro tende a marcar as menores temperaturas do dia e isso pode ser um empecilho para quem costuma treinar nesse período. Por isso, se sua rotina permitir, uma alternativa é trocar o horário do treino.

O final da tarde ou meio do dia, conciliando com as outras atividades diárias, podem ser uma boa opção. Assim, a disposição será maior e ficará mais fácil driblar o desânimo causado pelo frio. No entanto, vale lembrar que  cada pessoa tem um ritmo diferente. Portanto, é importante identificar o que funciona melhor para você, observando os horários de maior energia e entusiasmo para se exercitar.

Aqueça o corpo antes de começar

As baixas temperaturas aumentam o risco de lesões, pois os músculos ficam mais rígidos devido ao frio. Por isso, é necessário preparar o corpo para a atividade física, se atentando a alguns cuidados  antes de começar o treino. Exercícios de alongamento e aquecimento das articulações e da musculatura ajudam nessa preparação e fazem com que o corpo atinja a temperatura ideal para a prática de exercícios mais rapidamente.

Organize roupas e objetos de treino

Preparar-se para treinar é um processo que demanda algum tempo. É preciso organizar roupas e objetos que serão utilizados, e isso pode ser feito previamente. No dia anterior, por exemplo, arrume todas as coisas que serão necessárias, para, quando for praticar atividade, já ter tudo em ordem, como uma motivação a mais para se exercitar.

Busque companhia para treinar

Ter uma companhia para fazer exercícios é outro fator que pode motivar a prática, dessa forma, será mais fácil vencer a preguiça. Encontre os melhores exercícios para praticar em dupla e sempre que um estiver desmotivado, o outro poderá influenciar, incentivando a ir treinar. O importante é ambos manterem o foco e não desanimarem nos dias mais frios.

Estabeleça metas

E para se manter sempre instigado a treinar no inverno, defina uma meta para atingir até o verão. Avalie quais são seus objetivos com a atividade física, como perder peso, ganhar condicionamento físico, diminuir os níveis de colesterol, entre outras intenções. Para traçar estas metas, a ajuda de profissionais da área de educação física ou mesmo médicos e nutricionistas pode ser muito eficiente. Dessa maneira, a prática será sempre um desafio e você se sentirá mais disposto a alcançar os resultados desejados!

Dica extra: busque atividades prazerosas

Por último, lembre-se que a atividade física não deve ser uma obrigação! Deve ser um hábito prazeroso e, para isso, busque inovar nos exercícios, procurando por práticas que você mais goste. Existem opções que fogem dos treinos tradicionais de musculação em academias, como dança, yoga, lutas e pilates. Com uma atividade que te agrade, será muito mais gratificante enfrentar o frio e ir treinar no inverno!

Gostou do artigo? Já está se preparando para superar a preguiça e não abandonar os exercícios na época mais fria do ano? Conte-nos nos comentários!

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