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Como conciliar as atividades do dia a dia e a maternidade com uma vida saudável

Veja algumas atitudes que podem ser incorporadas à rotina das mães que desejam uma vida mais saudável, conciliando com os afazeres diários

Para levar uma vida saudável, é necessário incorporar à rotina diversos hábitos, como a prática de exercícios físicos, uma alimentação equilibrada e, manter o bem-estar emocional. No dia a dia, a maioria das pessoas vive em um ritmo muito agitado, o que acaba gerando estresse e ansiedade e isso influencia  na qualidade de vida. Quando falamos especificamente das mulheres, a carga mental pode ser ainda maior. No caso das mulheres que são mães, conciliar todas as atividades do dia a dia com hábitos saudáveis tende a ser uma tarefa bastante difícil. Porém, é possível! Pensando nisso, trouxemos neste artigo algumas dicas de como dar conta de tudo sem descuidar da própria saúde.

Divida as obrigações

Primeiramente, é preciso que as obrigações domésticas sejam divididas proporcionalmente. Mulheres que assumem estas tarefas sozinhas ficam sobrecarregadas, com jornadas duplas de trabalho, dentro e fora de casa e, claro, isso tem consequências também para a saúde. A divisão pode ser feita entre todas as pessoas que moram na casa, como marido e os filhos. Dápara montar um cronograma semanal de atividades, incluindo as crianças,  que podem fazer tarefas compatíveis com a idade. Assim, vocêestimula o cuidado com a casa e a família  desde cedo. Éimprescindível que o casal seja consciente disso e que tanto o homem quanto a mulher assumam as responsabilidades da casa igualmente. E existem ainda as “mães solo”, que não têm com quem dividir as tarefas domésticas. Para essas mães, uma rede de apoio, de amigos e familiares, é indispensável.

Em meio aos afazeres diários, entre trabalho, filhos, casa, etc., muitas mulheres acabam não desfrutando de um tempo só para elas. Isso é fundamental para recarregar as baterias e aliviar a tensão dessa correria toda. Como já dissemos aqui, o bem-estar emocional e psicológico é uma das bases para uma vida saudável. Então, separe alguns minutos do dia ou da semana ou então um dia da semana para dedicar algum tempo para você mesma. Aproveite esse tempo para ler um livro, assistir a alguma coisa que goste, ir ao cinema, sair com amigos ou mesmo apenas descansar.

Geralmente, as mães que trabalham ficam o dia todo fora e só têm a noite para ficar com os pequenos e, além disso, quando estão em casa, têm de se dedicar a outras tarefas domésticas. Isso faz com que o tempo em que podem, de fato, desfrutar da companhia das crianças seja reduzido. Uma alternativa para driblar essas situações é Tentar se desconectar um pouco, evitando o uso dos aparelhos eletrônicos quando estiver em casa. Incluir as crianças nos afazeres domésticos inventando brincadeiras lúdicas para arrumar os quartos ou cozinhar o jantar, por exemplo, são algumas atitudes para otimizar o tempo juntos. Aos finais de semana, tente fazer passeios ao ar livre, para divertir com a família de forma saudável. Passeios de bicicleta ou caminhadas com os pets em família podem ser uma ótima opção.

Além das caminhadas e passeios de bicicleta, busque identificar que tipo de atividade mais te agrada fazer. O importante é sair do sedentarismo e se movimentar! Dança, natação, corrida, entre outras atividades físicas podem ser muito prazerosas e incluídas na sua rotina com um pouco de organização e esforço.  É possível praticar até mesmo em casa, fazendo séries de exercícios simples, subindo e descendo escadas e, inclusive, fazendo as tarefas domésticas.

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Como não poderia deixar de ser, uma vida realmente saudável não é possível se não houver cuidados também com a alimentação. Algumas pessoas pulam refeições, comem mal e abrem mão de uma alimentação balanceada por conta da vida agitada. Porém, dá para preparar receitas muito saudáveis e simples, mesmo na correria diária. A alimentação, provavelmente, é uma das grandes preocupações das mães, que, além de conciliar as tarefas, precisam estar atentas ao que o filho come. Por isso, adotar hábitos alimentares saudáveisé tão importante. Procure fazer as refeições em família, sempre que possível. Em especial, o café da manhã e o jantar, duas refeições muito importantes e que podem também aproximar mais pais e filhos. Para o café da manhã, temos uma dica para você: conheça os melhores alimentos para um dia cheio de energia, clicando aqui! Com estas dicas, ficará mais fácil cuidar da sua saúde e conciliar os outros afazeres. Agora, conta para a gente aqui nos comentários: o que você tem feito para dar conta dos compromissos diários sem descuidar da sua qualidade de vida?

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